22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com desburocratização e emissão de declarações ambientais, governo garante crédito de R$ 54 milhões a produtores rurais 4i5c71

Atualizada em 24/12/2024 09:11 1s5g50

O governo do Acre, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), ofertou, aos produtos rurais, o a R$ 54 milhões de crédito com a emissão de declarações ambientais, após o processo de desburocratização. Os valores foram liberados por instituições financeiras.

Para reforçar a força-tarefa realizada pelo órgão há dois meses, foi montado um mutirão, realizado de 6 e 20 de dezembro, para analisar solicitações de proprietários de áreas que pleiteiavam tirar o documento. Apenas nesse período, foram emitidas 720 declarações.


Produtor rural Elivandro Martins Pereira foi um dos que recebeu a declaração ambiental. Foto: Divulgação/Imac.

Pela lei, o Imac pode emitir declaração ambiental para constatação de apresentação de declaração de manejo para os fins que se fizerem necessários, solicitada pelo empreendedor. A medida centraliza esse serviço e possibilita que o produtor tenha o a linhas de crédito disponibilizadas por instituições bancárias parceiras.

De acordo com o Imac, a maioria dos produtores rurais procura o crédito para renovar o plantel do seu rebanho, comprar insumos, reformar cercas, currais, galpões, entre outros serviços.

O presidente da autarquia, André Hassem, explicou que o governo prevê, inicialmente, que essa desburocratização beneficie ao menos 25 mil produtores em todo o Acre

“A emissão dessa declaração desburocratizou o o ao crédito, dos grandes, médios e pequenos produtores rurais, pois possibilitou que eles tivessem o ao crédito nas instituições financeiras que estavam disponíveis no Plano Safra, no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.”, afirmou o gestor da pasta ambiental.

O Imac assinou, no dia 14 de novembro, a Portaria nº 211 de 2024, que desburocratizava a emissão da declaração ambiental para pequenos agricultores do estado. O documento regulamenta o parágrafo 2º do art. 13 da Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf) nº 02, de 18 de agosto de 2022.

O produtor rural Elivandro Martins Pereira é proprietário de duas áreas de terras, uma de 27 hectares e outra de 44 hectares na Estrada Transacreana, em Rio Branco. De acordo com ele, a desburocratização acelerou o processo.

“Precisei do Imac para conseguir tirar a minha declaração ambiental e fui super bem atendido e foi tudo resolvido de forma rápida. Quero investir nas minhas terras e com a declaração em mãos vou conseguir o recurso no banco que preciso”, disse,


Portaria assinada vai beneficiar, inicialmente, 25 mil produtos. Foto: José Caminha/Secom

Declaração Ambiental

Com a declaração, o produtor pode comprovar que está regular, sendo a comprovação para futuras movimentações. Os interessados em fazer o pedido do documento devem se dirigir à sede do Imac com os seguintes documentos:

– Requerimento de declaração ambiental, especificando a área consolidada do imóvel, em hectares (ha);

– Documentos pessoais (RG e F);

– Procuração pública, quando for o caso;

– Inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR);

– Relatório de análise técnica do CAR – se houver;

– Declaração de ocupação do imóvel com s reconhecidas em cartório;

– Comprovante de pagamento da taxa de serviço.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Justiça acreana decide que plano de saúde não deve cancelar contrato de beneficiário diagnosticado com espectro autista 721y1v

Jamile Romano

Saúde do Acre realiza mais 10 procedimentos durante mutirão de cirurgias ortopédicas 503g6l

Marcio Nunes

Roberto Duarte desafia Gladson Cameli a zerar ICMS sobre alimentos essenciais no Acre 1v586y

Marcio Nunes

Governo do Acre abre inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café 6o4m4z

Marcio Nunes

Obras da construção dos prédios da nova maternidade e da Controladoria-Geral do Estado avançam 4k1b2c

Marcio Nunes

Justiça do Acre garante oportunidade de emprego para vítimas de violência doméstica e mulheres egressas do cárcere 5p345h

Jamile Romano