Atualizada em 27/05/2025 06:42 5o2447
Comemorando mais de um século de serviços prestados à sociedade acreana, a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) foi homenageada nesta segunda-feira, 26, com uma solenidade emocionante no pátio do Comando-Geral da instituição, em Rio Branco. O evento, que marcou o encerramento da programação alusiva aos 109 anos da corporação, reuniu autoridades, militares, civis e a população em um gesto de profundo reconhecimento à bravura e à trajetória da PMAC.
Presente à solenidade, o governador Gladson Camelí destacou a importância histórica e social da Polícia Militar para o Acre e reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento das instituições de segurança. Ao lado do jovem Gabriel de Souza, de apenas 11 anos — que sonha em ser policial militar e emocionou a corporação ao enviar mensagens pelo Instagram manifestando seu desejo de conhecer de perto a tropa —, Cameli ou em revista as tropas, em um gesto simbólico de respeito e esperança no futuro.
“109 anos é uma data que marca não apenas a história da Polícia Militar, mas da própria formação do nosso estado. Estamos diante de uma instituição composta por homens e mulheres que, com coragem e dedicação, protegem o povo acreano. Em nome do Gabriel, que representa tantas crianças que veem na farda um símbolo de heroísmo e justiça, presto minha continência e respeito a todos que fazem essa gloriosa corporação”, disse o governador.
Durante a cerimônia, condecorações foram entregues a civis e militares que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da segurança pública. O ponto alto da celebração foi o tradicional desfile da tropa, com a participação de diversas unidades operacionais da PMAC, em uma demonstração de organização, disciplina e compromisso com a ordem pública.
Avanços e investimentos 3h1p3m
A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas Alves, também destacou a relevância do momento e os avanços conquistados nos últimos anos, que refletem a valorização dos policiais e o compromisso institucional com a excelência.
“Nossa Polícia Militar é centenária, a mais honesta do Brasil segundo o Ministério da Justiça. Cada comandante e cada policial que ou por aqui deixou sua contribuição para construirmos essa história. Hoje vivemos um momento de renovação e conquistas, com investimentos que proporcionam mais dignidade ao nosso efetivo e mais segurança à população”, afirmou a comandante.
(Agência de Notícias do Acre)