32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vice-governadora Mailza Assis toma posse como secretária executiva da Caisan 5fz2o

Atualizada em 13/07/2024 16:02 2j4148

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, tomou posse nesta quinta-feira, 11, na 3ª reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre (Caisan-AC), como secretária executiva.

Caisan realiza articulação com órgãos e entidades para a promoção do Direito Humano a uma Alimentação Adequada. Foto: Felipe Freire/Secom

A cerimônia de posse foi realizada na Secretaria de Estado de Planejamento e contou com a participação de integrantes da câmara, composta por secretários de Estado, cuja missão é articular e promover ações e programas de governo a partir das proposições emanadas do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) e das conferências de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Para a secretária Mailza Assis, essa é mais uma missão importante e um privilégio auxiliar no conselho, que tem o propósito de garantir a segurança alimentar e nutricional.

Secretária falou sobre a atuação em conjunto das secretarias para obtenção de melhores resultados. Foto: Felipe Freire/Secom

“Nosso objetivo é assegurar uma alimentação saudável e nutritiva, não apenas para nossas crianças e alunos, mas para todos os cidadãos, garantindo os nutrientes necessários para uma vida saudável. Temos todas as condições para promover uma alimentação saudável, especialmente em um estado tão produtivo como o nosso, com diversas secretarias envolvidas”, explica.

Pastas trabalham em conjunto para promoção da segurança alimentar no estado. Foto: Felipe Freire/Secom

Atualmente, integram a Caisan dez secretarias de Estado, sendo composta pelo presidente Edivan Azevedo, representando a Secretaria de Agricultura (Seagri), o vice-presidente Ricardo Brandão (Seplan) e a secretária executiva Mailza Assis, titular da SEASDH.

O secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, ressalta que, na terceira reunião da Câmara, foi deliberado sobre a criação de um regimento interno para a Caisan e formado um comitê técnico para a elaboração do Segundo Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na próxima reunião, será aprovado o regimento interno e o Plano Estadual de Segurança Alimentar. Foto: Felipe Freire/Secom

“Também decidimos estabelecer parcerias e cooperações técnicas, trabalhando em conjunto com a Caisan Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social de Rio Branco, e integrar as decisões sobre o programa do governo federal ‘Alimenta Cidades’. Além disso, empossamos a nova secretária”.

Também compõem a câmara intersetorial os representantes da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo e Indústria.

Entenda a Caisan 19665l

A Caisan integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da istração pública afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional, buscando a promoção, em todo o território nacional, do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Esse direito é realizado quando todas as pessoas têm o a alimentos adequados e saudáveis ou aos meios necessários para obtê-los, de forma permanente, sustentável e emancipatória.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Saerb inicia série de visitas educativas aos comércios sobre descarte consciente de óleo x6m1m

Jamile Romano

Sincofac e enfermagem aliam recebimento de receituários nas drogarias privadas do Acre 6m604d

Jamile Romano

Em audiência pública Aleac debate Segurança Pública e Valorização dos Agentes w953

Marcio Nunes

VISITA: Frei Gilson manifesta o desejo de visitar o Acre; a vinda do sacerdote é organizada pelo Frei Renan para um momento de oração e apresentação de show católico 576ue

Raimundo Souza

Governo do Estado realiza promoção de mais de 300 militares do Acre 3q3in

Jamile Romano

Entenda como funciona a abordagem social e o acolhimento a pessoas em situação de rua em Rio Branco 416z4z

Marcio Nunes