22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Trump conversa com Zelensky e promete negociação e fim da guerra 4a101j

Atualizada em 20/07/2024 08:14 32721e

Em sua conta na rede social, republicano descreveu telefonema como “muito bom”

Na sexta-feira (19), o ex-presidente e candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ele prometeu que, como próximo presidente, fará uma “negociação” entre Ucrânia e Rússia para o fim da guerra.

Em sua conta na rede social Truth, Trump descreveu o telefonema como “muito bom”. O republicano garantiu que Zelensky o parabenizou por sua recente nomeação como candidato, que condenou a tentativa de assassinato que ele sofreu em um comício no último sábado (13) e que destacou o “espírito de união” dos americanos.

– Agradeço ao presidente Zelensky por ter se comunicado [comigo] porque eu, como próximo presidente dos Estados Unidos, trarei paz ao mundo e acabarei com a guerra que custou tantas vidas e devastou inúmeras famílias inocentes – declarou Trump.

A guerra foi iniciada quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

– Os dois lados poderão se unir e negociar um acordo que acabe com a violência e abra um caminho para a prosperidade – prometeu.

Essa foi a primeira conversa entre os dois líderes políticos desde que Trump deixou a Casa Branca em 2021 e também o primeiro contato depois que o ex-presidente aceitou sua indicação como candidato presidencial na Convenção Nacional Republicana na quinta-feira.

Zelensky, por sua vez, disse em sua conta na rede social X que, no telefonema com Trump, observou o apoio “vital” de ambos os partidos e de ambas as câmaras do Congresso dos Estados Unidos. Ele expressou seu apreço pela ajuda do país em melhorar suas capacidades de “resistir ao terrorismo russo”.

– Concordamos com o presidente Trump em discutir em uma reunião pessoal quais os podem levar a uma paz justa e verdadeiramente duradoura – acrescentou o presidente ucraniano.

A oposição de Trump à ajuda militar à Ucrânia levantou questões sobre o apoio dos EUA a Kiev, caso o ex-presidente vença as eleições.

Em seu discurso na Convenção Nacional Republicana, Trump prometeu acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como com a que ocorre entre Israel e Hamas, e enfatizou que “nenhuma das duas teria acontecido” se ele fosse presidente.

Em entrevista à BBC, na última quinta-feira (18), Zelensky comentou que lidar com um governo Trump seria “um trabalho árduo”.

Fonte: Pleno News/*EFE

Artigos Relacionados 6m5c2b

Programa Opera Mama realiza novas cirurgias de reconstrução mamária para sobreviventes de câncer do Acre 48487

Raimundo Souza

Para Marco Aurélio, ministros do STF “perderam a cidadania” 4i1w50

Raimundo Souza

Governo da família Assad cai na Síria após 50 anos no poder 6a4h2i

Raimundo Souza

Delegados da Polícia Civil do Acre ministram disciplinas na 100ª edição de curso de nivelamento da Força Nacional 414u5y

Raimundo Souza

Eliana chora ao vivo na Globo ao falar sobre Silvio Santos 4i4l5b

Raimundo Souza

Com mais de 64 mil hectares de área plantada, safra no Acre em novembro fechou em 187.509 toneladas 4e6e5j

Raimundo Souza