23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC 6f3j1e

Atualizada em 30/04/2024 10:09 6wp25

Ao pegar sua Certidão de Nascimento, emitida no sábado, 27, pelo Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Maria Salomé Sales, de 54 anos de idade, do povo Huni Kuin, abraçou emocionada a agente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ruama Santos, que junto com o cacique Elias Paulino da Aldeia Belo Monte, 56 anos, auxiliaram Maria e suas sete filhas e filhos e dois netos a tirarem os registros de nascimento pela primeira vez na vida.

A família morou a vida toda na Aldeia Belo Monte e por mais que os cunhados, maridos das filhas tenham documento, elas ainda não tinham vindo à cidade para emitir as Certidões. Mas, após uma audiência longa, para ser possível entender toda a árvore genealógica da família e também porque Maria Salomé, suas filhas e os bebês não falavam Português, eles conseguiram ter os documentos.

Utilizando os recursos do Ponto de Inclusão Digital (PIDJus), instalado no dia anterior, 26, estavam realizando a audiência, por videoconferência, a juíza de Direito Rosilene Santana, titular da Vara Cível de Tarauacá, com competência para responder pelo Jordão. E presencialmente trabalharam o defensor público Rodrigo Lobão, também de Tarauacá e o promotor Efraim Mendivil. Mas, participam do momento toda a família, tio, cunhados, pois eram testemunhas do processo.

Direitos garantidos

Com a certidão elas e eles am a existir para o Estado e podem ar direitos básicos, como: tirar os outros documentos, RG, F e Carteira de Trabalho; realizar matrícula na escola; ser atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS); e, ar benefícios previdenciários.

 

[TJ/AC]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governador sanciona lei instituindo Bolsa Qualificação que beneficia servidores da Saúde 3715d

Marcio Nunes

Trânsito de veículos no centro de Rio Branco será alterado nos dias de Carnaval 4k3020

Marcio Nunes

O Prefeito Tião Bocalom e sua amada noiva Kelen visitaram ontem (23) o Lar dos Vicentinos 6u5p1f

Raimundo Souza

Justiça Federal libera área do bairro Wanderley Dantas para regularização fundiária em ação conjunta do Governo do Acre 2t3a4p

Raimundo Souza

Em visita as obras do elevado da Dias Martins Bocalom promete tranformar o local em um belo ponto turístico 432762

Marcio Nunes

Segurança Pública do Acre reduz índices de mortes violentas intencionais em quase 17% 3m2o2o

Marcio Nunes