25.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TJAC promove reunião para oportunizar trabalho para remição de pena de reeducandas m3p6x

Atualizada em 04/07/2024 09:10 2i3e60

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Instituto de istração Penitenciária (IAPEN/AC) promoveram na manhã desta quarta-feira, 03, reunião com vistas à de Termo de Cooperação Técnica, para oportunizar trabalho voluntário a reeducandas dos regimes semiaberto e fechado. A atividade contará para a remição (diminuição do tempo de duração) das penas das voluntárias.

Participaram do encontro por videoconferência: o titular da Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) do TJAC, Evandro Teixeira; o gerente de projetos e convênios da DIGES, Josué Santos; a secretária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), Débora Nogueira; a chefe e o diretor do Departamento de Reintegração Social do IAPEN/AC, Ingrid Suarez e André Assis, respectivamente; entre outros.

Durante a ação, serão realizados serviços de estabilização de e documental (higienização, retirada de grampos, pequenos reparos etc), acondicionamento, retirada de peças processuais e digitalização de 7 mil processos oriundos do Juizado Especial Cível (JEC) da Comarca de Cruzeiro do Sul.

O TJAC deverá, por intermédio da Gerência de Acervo (GEACE) e da Diretoria de Informação Institucional (DIINS), possibilitar às reeducandas a remição da pena, oportunizando sua participação na execução de serviços que possibilitem sua formação para o trabalho e recolocação profissional com o objetivo de reintegrar as participantes à sociedade; controlar e transportar os processos entre o TJAC e o IAPEN/AC; fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs), informações e orientações para execução das atividades; entre outros.

Já ao IAPEN/AC caberá, entre outras obrigações, selecionar e informar ao TJAC os nomes das reeducandas aptas a participar das atividades; receber, conferir e manter sob sua guarda o acervo de processos nos quais serão realizados os serviços; acompanhar, avaliar e supervisionar as ações do projeto; além de cobrar a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte das apenadas.

Como após a conclusão de cada etapa da ação serão fornecidos certificados de conclusão do trabalho, a atividade servirá não só como experiência profissional, mas também como horas contadas de curso de técnico arquivista, caso alguma das participantes opte por seguir carreira na área.

A do Termo de Cooperação Técnica entre TJAC e IAPEN/AC deverá ocorrer nos próximos dias. A expectativa é que os trabalhos durem cerca de quatro meses. A remição de pena privativa de liberdade pelo trabalho ou pelo estudo está prevista no art. 126 da Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal). No caso de remição pelo trabalho, a LEP estipula que a cada três dias trabalhados as reeducandas terão diminuído um dia de suas penas remanescentes.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo do Acre envia Projeto da Lei Orçamentária Anual 2025 para Assembleia Legislativa 5ag2t

Jamile Romano

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto 5z1u49

Jamile Romano

Ieptec lança processo seletivo para contratação de profissionais docentes 1g1h57

Jamile Romano

Secretaria da Mulher atua no acolhimento às mulheres na Expoacre 5r5s6l

Raimundo Souza

Veja o que abre e o que fecha no feriado do aniversário de 141 anos de Rio Branco 1ui4i

Jamile Romano

Transferência do Centro POP durante a madrugada revolta moradores do Castelo Branco 84ks

Jamile Romano