17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Serviços e orientações marcam o Dia da Pessoa Idosa em Rio Branco 4p514c

Atualizada em 02/10/2024 09:43 4g5p12

No Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou do evento Manhã de Direitos, dedicado aos idosos de Rio Branco, promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O encontro, realizado no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), teve como objetivo valorizar a pessoa idosa e promover seus direitos.

A ação contou com a parceria de diversas instituições, como a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sesc, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros.

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destacou que a garantia de direitos foi o foco principal do evento, além da  orientação aos idosos sobre como e onde buscar apoio.

“O objetivo deste encontro é esclarecer dúvidas dos idosos, oferecer atendimento na área da saúde, orientações nutricionais e apoio da secretaria, incluindo a certificação e a distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso. Assim, eles podem estar cada vez mais informados sobre seus direitos”, explica a gestora.

Durante o evento, a SEASDH ofereceu diversos serviços, incluindo assistência médica, registro civil, orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada e Cadastro Único, segurança alimentar com orientações nutricionais, orientações sobre o Centro de Referência em Direitos Humanos, distribuição e orientação sobre o Estatuto do Idoso, entre outros.

O procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, reforçou a importância do evento, destacando a união de esforços para garantir os direitos da pessoa idosa.

“Cuidar dos nossos idosos não se resume a garantir longevidade, mas também assegurar que essa etapa da vida seja vivida com dignidade, autonomia e pleno o aos direitos fundamentais. É com esse pensamento que reunimos hoje uma série de serviços essenciais, como atendimentos de saúde, assistência jurídica, atualização de vacinas e atividades de lazer, tudo isso com o apoio de diversas instituições parceiras que se unem ao Ministério Público para fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa”, explica o procurador.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Bocalom entrega veículos ao Saerb com recursos de emenda parlamentar 31o3y

Marcio Nunes

Deracre intensifica trabalho de recuperação das rodovias do estado g4y4x

Marcio Nunes

Governo federal possui 26 vagas para credenciamento no Farmácia Popular em cidades do Acre; confira 4k2a48

Jamile Romano

Além do que se vê 633q1d

Raimundo Souza

Em mais de 10 meses, AC paga R$ 5,1 bilhões em impostos e valor já supera 2023 y4s38

Jamile Romano

Governo do Acre e Prefeitura de Acrelândia anunciam investimentos em infraestrutura para 2025 485j1t

Raimundo Souza