17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Segurança Pública reduz em mais de 35% os números de roubos no estado 9b12

Atualizada em 23/07/2024 15:41 6q3s2m

Em todo o Acre, o crime de roubo apresentou uma redução de 35,19% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, segundo o relatório do Departamento Integrado de Estatística e Analise Criminal (Dieac) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Com um trabalho integrado e contínuo, as forças policiais desempenharam um papel fundamental na redução dos crimes de roubo e furto. Com relação aos furtos, consta que a redução foi de 14,36% em todo o estado. A capital acreana teve uma redução de 38,29% de roubos e 16,10% de furtos.

O roubo de veículos em todo o estado também apresentou redução de 34%, a diminuição é resultado de estratégias bem planejadas e executadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e investimentos em infraestrutura, como a do Posto Avançado do Grupo Especial em Fronteira (Gefron), em Senador Guiomard, localizado no cruzamento dos municípios de o às fronteiras, Plácido de Castro, Brasileia e Epitaciolândia.

O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Evandro Bezerra, destaca que as reduções são resultado de um conjunto de ações policiais, estabelecidas para coibir os crimes de roubo em todo o estado, e assim garantir o bem-estar e a segurança da população.

“Estamos executando políticas de segurança, unindo tecnologia e inteligência como reforço para o trabalho preventivo, ostensivo e repreensivo das forças policiais, com câmeras instaladas em áreas potenciais ao crime na capital e nos municípios, o que também incidiu na diminuição de 34% dos roubos de celulares no estado, e na capital (-37,40%).

O chefe do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal (Dint) da Sejusp, Nilber de Lima, explica que houve redução de 35, 19% em comparação ao mesmo período do ano de 2023. “Quatorze municípios do estado tiveram redução no número de roubos. Outro fator interessante é que em três municípios não houve registro de roubos no ano de 2024 e um município está com o mesmo número de registro do ano de anterior”, afirma.

Capacitações policiais também são uma resposta de segurança para a comunidade, e o Estado, por meio da Sejusp, vem investindo nos operadores com o Curso Operacional integrado (COI), realizado durante todo o ano nas cinco regiões do Acre, bem como o Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (Cuef), para a proteção das fronteiras e o Curso de Operação do Sistema Sentry, para operar o sistema de inteligência do Cerco Eletrônico, além de operações policiais de modalidade de ponto fixo e móvel em todo o estado.

Além disso, o policiamento comunitário também é uma estratégia das forças policiais do Estado para estabelecer um relacionamento com a comunidade e, juntas, exercerem políticas de prevenção aos crimes, aumentando uma confiança mútua e cooperativa nos bairros.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Prefeito Tião Bocalom celebra aniversário de 141 anos da capital acreana 305m5y

Jamile Romano

Energisa na Comunidade ocorre nesta terça-feira, 28 no Centro de Rio Branco s1gu

O Rio Branco

No Dia Nacional do Doador de Sangue, veja a importância de um simples ato capaz de salvar vidas i1s3l

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco recebe homenagens na celebração aos 10 anos de MP na Comunidade 365n5m

Raimundo Souza

Nota pública sobre a morte de um detento no hospital de Cruzeiro do Sul 633k3r

Raimundo Souza

Secretaria de Segurança promove Dia da Família na escola Humberto Soares da Costa 5z3w2x

Raimundo Souza