18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Secretaria do Meio Ambiente e Imac levam ações de sensibilização quanto ao período de estiagem para a Expoacre 6ap68

Atualizada em 01/09/2024 15:39 3j164d

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) levam este ano para a Expoacre diversas atividades com foco na sensibilização ambiental. A inovação fica por conta do Estande Vivenciando Eventos Extremos no Acre: Cheia e Seca, que leva o visitante a fazer uma imersão aos períodos de mudanças climáticas que o estado enfrenta.

Estande tecnológico é uma das atrações da Sema e Imac na Expoacre. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

A inovação terá momentos interativos com o público com mappings, fotos e vídeos explicativos mostrando os efeitos das mudanças climáticas. Técnicos do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) estarão explicando, tirando dúvidas, e orientando quanto à importância de preservar e conservar o meio ambiente.

“Esse ano, como forma de sensibilizar mesmo a sociedade em relação ao período que estamos vivenciando de extrema cheia e seca , estamos trazendo para o nosso estande um espaço onde os visitantes vão poder ver de perto todos os problemas que estamos enfrentando e também algumas de nossas ações para mitigar esses eventos extremos. É uma forma mesmo de chegar até as pessoas e mostrar o que está acontecendo”, explicou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias.

Imac e Sema estão também com ações de educação ambiental. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Ainda como parte das atividades, serão realizadas ações de sensibilização com as equipes de Educação Ambiental da Sema e do Imac com o Tapete Caminhando Pelo Acre, jogos de tabuleiro, óculos de realidade virtual e uma trilha escoteira de arvorismo – que funcionará aos finais de semana – para que as crianças possam ar por experiências relacionadas ao meio ambiente e contato com a natureza.

“Estaremos com diversas ações integradas entre a Sema e o Imac para mostrar ao público nossas ações e também fazer com que eles tenham uma interação maior com o meio ambiente”, disse o presidente do Imac, André Hassem.

Além disso, serão realizados atendimentos ao produtor rural como o escritório do Cadastro Ambiental rural (CAR), e a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Viveiro da Floresta está expondo mudas de plantas frutíferas e nativas. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Há ainda o Viveiro da Floresta, unidade da Sema de produção de mudas que tem como principal objetivo atender o Programa de Regularização Ambiental no Estado, que estará expondo espécies frutíferas e nativas como: caju, ⁠ingá de metro, ⁠cupuaçu, ⁠açaí touceira, ⁠banana comprida, lanterneiro, ⁠bordão de velho, cumaru ferro, ⁠andiroba, entre outros. No último dia de feira, serão distribuídas mudas de planas à população.

Corridinha Pelo Clima 3ay4q

Ainda como parte da programação da Sema na Expoacre e em alusão do Dia da Amazônia, em 5 de setembro, a secretaria vai realizar, junto a parceiros, a Corridinha pelo Clima. O evento será realizado no dia 8 de setembro, a partir das 8h, no Horto Florestal.

A atividade contará com corridas de atletinhas das faixas etárias de 7 a 14 anos e, ao final, serão distribuídos brindes, medalhas, certificados de participação e um banho de mangueira para refrescar a criançada.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Morre em Goiás , aos 71 anos, ex-deputado e delegado aposentado Walter Prado 5p4865

Jamile Romano

Com mudança em trajeto, católicos participam da Procissão do Cristo Morto em Rio Branco 4n1r4a

Raimundo Souza

Governo convoca candidatos para entrega de documentos e de contrato do processo seletivo da Sesacre 40366u

Jamile Romano

Produzindo Sorrisos da prefeitura atende na regional do Calafate durante esta semana 2m356i

Jamile Romano

Escola Tancredo Neves apresentará projeto de produção sustentável a partir da fibra da bananeira na Mostra Viver Ciência 43463g

Raimundo Souza

Idaf promove campanha de conscientização quanto ao uso de agrotóxicos 734t

Marcio Nunes