25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

SEASDH e Casa Terapêutica Shalon firmam parceria para ajudar na recuperação de dependentes químicos 3k6j4h

Atualizada em 15/02/2025 09:00 143h28

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) firmou parceria com a Casa Terapêutica Shalon, em Rio Branco, com o objetivo de ajudar na recuperação de dependentes químicos. Em visita à instituição na sexta-feira, 14, a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, inaugurou uma Sala de Multimídia destinada à capacitação dos acolhidos.

Entre as ações que serão desenvolvidas em parcerias, o Estado vai promover inclusão, por meio do Programa Guarda Roupa Social, e o direito de o à documentação. Foto: José Caminha/Secom

Recepcionada pela equipe de coordenação da comunidade e pelo presidente da Associação Cristã de Apoio e Acolhimento a Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (Acapev), Pastor lino da Cruz, Mailza visitou as dependências da casa de acolhimento e dialogou sobre parcerias.

“Esse trabalho de acolhimento precisa de um olhar diferenciado pelo serviço de proteção e apoio as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Saibam que no que depender da SEASDH, estaremos apoiando para reforçar vínculos comunitários, diminuir preconceitos e violações de direitos humanos”, garantiu Mailza.

Entre as ações que serão desenvolvidas em parcerias, o Estado vai promover inclusão, por meio do Programa Guarda Roupa Social, e o direito de o à documentação. A documentação de internos foi uma das principais necessidades apresentadas pelo presidente da casa acolhedora, Elton Fonseca.

SEASDH vai buscar apoio de secretarias do Estado voltadas à qualificação e inserção no mercado de trabalho. Foto: José Caminha/Secom

Ao conhecer a estrutura de serviços profissionalizantes oferecidos pela Casa Shalon, como a Panificadora e a Sala Multimídia, a SEASDH vai buscar apoio junto ao Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Ieptec) e o Polo Digital/Seict, no sentido de estabelecer políticas de reinserção social e produtiva para os dependentes químicos.

“A reinserção assume o caráter de reconstrução das perdas. A capacitação ajuda a pessoa a exercer o direito de cidadão. Por intermédio da Casa Shalon estaremos desenvolvendo um plano-piloto capaz de fortalecer a rede de proteção e ajudar dependentes químicos em todo o estado”, acrescentou Mailza.

Mailza também determinou um levantamento entre os internos para a inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal e o recebimento de benefícios assistenciais, serviços que serão estendidos com outras instituições congêneres.

Encontro reuniu representantes da Acapev, pastores da Assembleia de Deus e equipe técnica da Casa Terapêutica Shalon. Foto: José Caminha/Secom

O presidente da Casa Shalon, Elton Fonseca, afirmou que essa foi a primeira vez que uma autoridade do Poder Executivo visitou a instituição. “Nos sentimos acolhidos pela visita da vice-governadora”, disse Fonseca.

Para o pastor lino da Cruz, presidente da Acapev, o encontro será um divisor de águas na gestão de acolhimento. A Casa Shalon há 14 anos trabalha com recuperação de dependentes químicos. “Temos um leque de serviços amplo para trabalhar com todas as idades. O apoio do Estado é fundamental para ampliar nossas atividades”, destacou lino.

A Sala de Multimídia contou com recursos de uma emenda parlamentar do vereador Raimundo Neném. A estruturação tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da SEASDH.

Sala de Multimídia conta com 8 computadores com internet para iniciar curso básico de informática e capacitação com cursos online aos acolhidos.  Foto: José Caminha/Secom

Participaram do encontro o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Juraci Nogueira; o assistente social Hellienay Alves; o pastor da Assembleia de Deus, Jucemir Bernardino; o deputado federal cel. Ulisses Araújo, e o monitor Valdemir Marcondes.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Menores de idade estão sendo identificados na entrada do Carnaval da Família 5n675j

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin 4g1xj

Jamile Romano

Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre marca presença na Expoacre 2024 com Ônibus da Identificação e expondo suas atividades ao público 4g2wm

Raimundo Souza

Operação para combater o tráfico de munições de arma de fogo é realizado no Acre e mais dois estados 2d3x2f

Jamile Romano

Última noite de Carnaval da Família em Rio Branco conta com Concurso dos Blocos Carnavalescos e atração nacional 516s6i

Raimundo Souza

Governo do Acre convoca novos candidatos para Curso de Formação de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros 6a5p6o

Jamile Romano