30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Saerb realiza intervenção no sistema de abastecimento de água, interrompendo a distribuição em alguns bairros da capital 6t4m45

Atualizada em 08/02/2025 15:57 4i5p5d

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informa que no último fim de semana, ocorreram algumas intervenções no sistema de abastecimento de água, interrompendo a distribuição em alguns bairros. A principal intervenção foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água), que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção do equipamento. A equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal.

Segundo a gerente de distribuição de água do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Mona Lisa Martins, o sistema tem previsão para voltar à normalidade até o fim da próxima semana.

“A previsão para que o serviço seja concluído na captação da ETA I é até o fim da próxima semana, devido à complexidade do trabalho no local. O maciço ainda está muito encharcado devido às fortes chuvas, o que oferece risco de novos desbarrancamentos e impede que as máquinas trabalhem na área. No entanto, a equipe está comprometida em realizar todos os esforços necessários para minimizar os transtornos e garantir a retomada do abastecimento o mais rápido possível.”

Em um incidente separado, a equipe do Saerb teve que interromper o funcionamento de uma das bombas de 400 litros por segundo da KSB na captação da ETA II (Estação de Tratamento de Água), devido à quebra do eixo. A falha foi identificada como crítica, e foi necessário interromper o serviço para realizar os reparos. Durante o processo, a bomba foi aberta e o grupo girante retirado para análise e conserto.

Além disso, foi constatada uma vazão reduzida devido ao desgaste do rotor, que apresenta um diâmetro de 3,65 metros. Para realizar esses reparos de forma segura e eficiente, foi necessário contar com o apoio de um rebocador do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Deracre), já que o o ao flutuante era inviável com o uso de APC (Aparelho de Proteção de Combustível).

O gerente de manutenção e mecânica, Eder Franco, esclareceu que a equipe está com os trabalhos intensificados para resolver a situação o mais rapidamente possível.

“Os trabalhos se estenderam até a madrugada para garantir que o sistema voltasse à normalidade. No entanto, o rotor apresentou novas falhas mecânicas e a equipe precisou intervir novamente. Após a conclusão do conserto, o abastecimento voltará ao norma. Embora o processo de distribuição para todos os bairros leve alguns dias, estamos trabalhando para garantir que a vazão seja suficiente e que a situação se estabilize em breve.”

(Assessoria)

Artigos Relacionados 6m5c2b

Com quase 3 h de atraso, cessar-fogo a a valer na Faixa de Gaza 2o5264

Raimundo Souza

Sebrae no Acre realiza o 2º INTEGRA com palestra de renomado filósofo Luiz Felipe Pondé 561j6t

Jamile Romano

Governo realiza ação emergencial de saúde em Santa Rosa do Purus para minimizar as consequências da estiagem 4483

Marcio Nunes

Procon inicia Operação Boas Festas em comércios do Acre 6k2o32

Marcio Nunes

Expoacre terá rede de restaurantes com pratos típicos da gastronomia peruana 2z5ok

Raimundo Souza

Acre registrou 84 registros de conflitos de terra em 2023; quase metade dos conflitos no campo no Brasil foram na Amazônia 4r4n4h

Jamile Romano