22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Roberto Duarte defende fim do monitoramento das transações em Pix acima de R$ 5 mil 244h52

Atualizada em 13/01/2025 14:36 82j1k

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) reforçou sua posição em defesa dos direitos dos cidadãos ao o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que propõe barrar as novas regras da Receita Federal sobre o monitoramento de transações financeiras acima de R$ 5 mil em Pix e cartão de crédito. A medida, apresentada pelo também deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), busca proteger a privacidade e o sigilo bancário dos brasileiros.

Para Duarte, o sistema imposto pela Receita Federal é um desrespeito aos cidadãos, especialmente aos pequenos empreendedores e trabalhadores. “Enquanto o governo aperta o cerco para monitorar cidadãos, principalmente aqueles que ganham menos, o próprio presidente impõe sigilos em seus gastos com cartão corporativo”, disse o parlamentar.

A Receita Federal defende que as novas regras têm como objetivo combater a evasão fiscal e promover a transparência. Contudo, o PDL argumenta que a medida amplia o alcance do sistema de fiscalização de forma indiscriminada.

Com a adesão ao projeto, Roberto Duarte reafirma sua oposição às medidas do governo federal que considera abusivas e desproporcionais, especialmente em um momento em que muitos brasileiros enfrentam dificuldades financeiras. “As pessoas já estão inseguras com a economia do país. Todo dia, o pai e a mãe de família veem seu dinheiro valer menos. Medidas assim, além de não focarem nos problemas que realmente importam, trazem mais incerteza e reforçam as críticas sobre as prioridades do governo”, concluiu o deputado federal.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Ministra Nancy Andrighi se pronuncia sobre afastamento de Gladson Cameli 525t29

Marcio Nunes

Governo vai enviar proposta para evitar uso de Bolsa Família em bets 296b3l

Raimundo Souza

Petecão consegue aprovação de projeto para proteger rios e melhorar navegabilidade na Amazônia 4gp2h

Jamile Romano

Lula só é superado em 1º turno por Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas 115u23

Marcio Nunes

Justiça aprova candidatura de Leila Galvão à prefeitura de Brasileia 1v3i4b

Raimundo Souza

Em reunião com Lula, Rui Costa e Haddad divergem sobre futuro das bets 186e5e

Jamile Romano