22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Riqueza natural do Acre destaca-se durante maior evento de moda da América Latina 5k6x4k

Atualizada em 23/01/2025 14:42 5v1316
Onze artesãos participaram do 31º Inspiramais, com apoio do Sebrae, ApexBrasil e Assintecal
Nos dias 21 e 22 de janeiro, artesãos acreanos participaram da 31ª edição do Inspiramais, em Porto Alegre. O evento é referência na indústria de moda e design da América Latina, e apresenta itens que inspiram inovação e sustentabilidade para o setor. As riquezas naturais e culturais do Acre se destacaram durante o Salão.
Com apoio do Sebrae, ApexBrasil e Assintecal, 11 artistas acreanos participaram do projeto “Respira Acre”, para o qual foram desenvolvidos 18 produtos alinhados às tendências do comércio nacional e internacional, explorando uma rica variedade de matérias-primas como madeira, sementes, fibras e borracha.
Além da exporem seus produtos, os participantes tiveram a oportunidade de contemplar as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de seus trabalhos. “Tivemos um momento de grande aprendizado com o curador do evento, Walter Rodrigues, que sem dúvidas agregou muito. Eles (artesãos) estão muito animados, fazendo negócios, esta é uma oportunidade incrível”, destacou o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel.
A Assintecal trabalhou diretamente com os artesãos, em suas comunidades, com workshops, mentoria de reuniões visando desenvolver uma coleção exclusiva de produtos no mercado de moda nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Brasiléia, Xapuri e Mâncio Lima. Foram atendidos mais de 200 artesãos, 4 etnias indígenas, reservas extrativistas Chico Mendes e Cazumbá, empresas artesanais e grupos de artesãos.
O projeto foi estruturado para garantir não apenas a criação dos produtos, mas também o posicionamento e a promoção deles no mercado. Com essa abordagem estratégica, o artesanato acreano se fortalece como um diferencial competitivo na indústria da moda, carregando consigo toda a riqueza da identidade cultural acreana.
“Este projeto está profundamente alinhado ao espírito do Inspiramais, que se propõe a promover a sustentabilidade, a inovação e a valorização da cultura local. A Amazônia, com sua biodiversidade única, tem tudo a oferecer ao mundo. Se apostarmos mais na bioeconomia, podemos não apenas preservar nosso meio ambiente, mas também criar uma economia que beneficie todos os povos da floresta”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, durante seu discurso no evento.
Um dos momentos de destaque durante o Salão foi a visita do CEO da Arezzo, Alexandre Birman, que demonstrou grande interesse na coleção de produtos, especialmente nas influências indígenas. O empresário agendou reuniões com alguns dos artesãos e manifestou intenção de desenvolver uma coleção inspirada no Acre.
Também foram promovidas rodadas de negócios, conectando 100 empresas brasileiras a 34 compradores internacionais de 10 países. A expectativa é de que novos negócios no valor de mais de 7 milhões de dólares sejam fechados durante a feira.
[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Prefeito Tião Bocalom recebe agradecimento do padre Manoel pelo apoio ao Círio de Nazaré 4b5b4h

Marcio Nunes

Prefeitura realiza Pit Stop pelo dia mundial de combate à exploração do Trabalho Infantil 5o4r2n

Marcio Nunes

Com desburocratização e emissão de declarações ambientais, governo garante crédito de R$ 54 milhões a produtores rurais 4i5c71

Raimundo Souza

Estado chama empresas para construção de unidades habitacionais em Rio Branco e Xapuri 1d5t1w

Marcio Nunes

Deracre prepara recuperação de 3.500 km de ramais por meio da Operação Ramais do Acre 2024 5k1r4k

Marcio Nunes

Neste domingo (11) dia das Mães, uma frente fria atinge o Acre, deixando o tempo ameno 5g31h

Raimundo Souza