22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Procon divulga balanço da Operação Sonitus, contra comercialização de fogos de artifício com estampido 4i673a

Atualizada em 07/01/2025 16:49 iw6i

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) divulgou, nesta terça-feira, 7, o balanço da Operação Sonitus, que teve como objetivo a fiscalização e repressão à comercialização de fogos de artifício com estampidos,  realizada em todo o estado no período de 11  20 de dezembro de 2024.

A operação foi realizada em cumprimento à Lei Estadual n° 3.939/2022, que proíbe a venda, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos que produzam estampidos no estado.

A lei visa reduzir os danos causados pelo barulho excessivo, que pode provocar estresse em pessoas com condições sensoriais especiais, como autistas, e causar pânico em animais. Além disso, busca diminuir o risco de incêndios e acidentes relacionados ao uso de fogos.

Durante a operação realizada em todas as regionais do estado, foram apreendidas 456 caixas de fogos com estampido, 400 delas apenas no município de Tarauacá e 56 em Epitaciolândia.

Para o chefe de fiscalização do Procon/AC, John Lynneker Rodrigues, a ação em todas as regionais reforça o comprometimento com o cumprimento da lei e a conscientização da população e dos comerciantes.

“Essa operação é contínua, visa o cumprimento integral da lei e fazer com que os direitos do consumidor acreano sejam cumpridos na sua integralidade”, destacou.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta que a ação fiscalizatória sobre o uso de fogos com estampido “é essencial para garantir que a utilização desses artefatos siga normas de segurança estabelecidas, respeite os direitos da comunidade e dos animais, e para que as festas e celebrações no estado ocorram de maneira mais segura e silenciosa, com o menor impacto para a população e o meio ambiente”.

A presidente destaca, ainda, que a operação é eficaz para identificação e punição de quem desrespeita as leis e regulamentos, garantindo que a população tenha o direito de celebrar de forma segura e responsável.

“A conscientização também é uma ferramenta poderosa, permitindo que a sociedade entenda a importância de respeitar os limites impostos pela legislação em vigor e, assim, colabore para a construção de um ambiente mais seguro e harmonioso para todos”, pontuou.

A Operação Sonitus ressalta a importância do cumprimento das leis que promovem o bem-estar social e ambiental, além de sinalizar um compromisso com a proteção da saúde e a segurança da população acreana.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo convoca candidatos para entrega de documentos e de contrato do processo seletivo da Sesacre 40366u

Jamile Romano

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Agência de Serviços Públicos reforça direito à gratuidade no transporte intermunicipal para pacientes em tratamento 2s1dj

Jamile Romano

Sesacre adia aplicação de provas do concurso por conta da enchente 285u6t

Jamile Romano

Núcleo especializado em potencializar mentes brilhantes na educação de superdotados atende 200 alunos no Acre 5r1t6k

Raimundo Souza

O crescimento da dengue, faz a Prefeitura de Rio Branco estender o horário de funcionamento das Uraps até as 22h; confira quais unidades estão funcionando 4676v

Raimundo Souza

Operação Guardião da Inocência: PF prende homem em flagrante por armazenar pornografia infantil q4mu

Jamile Romano