32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco inaugura nova casa de acolhimento para imigrantes v6y47

Atualizada em 08/08/2024 16:24 493oy
A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos- SASDH, inaugurou na manhã desta quinta-feira 08, um novo espaço de acolhimento para imigrantes que chegam ao Acre, principalmente vindos da Bolívia, Peru e Venezuela.
Para o secretário da SASDH, Wellington Chaves, a casa de acolhimento é um local apropriado com toda estrutura e conforto, especialmente no apoio a essas pessoas que na maioria das vezes já chegam fragilizadas, expulsas de seus países ou fugindo das precárias condições de vida em suas nações de origem em busca de tranquilidade e principalmente viver com dignidade.
“Essa casa é para colhe-los onde eles têm aqui alimentação, atendimento psicossocial e também o atendimento para a retirada de documentos, encaminhamento aos órgãos públicos. Nós temos em torno de 15 apartamentos, temos uma área especial para homens e outra para mulheres solteiras que estão aqui conosco”.
A venezuelana Natália Concreta, veio do seu país de origem com os seus três filhos menores de 7, 9 e 12 anos em busca de uma vida melhor.
“Isso é o que nós desejamos na verdade. Graças também às autoridades e à diretora do refúgio que nos ofereceu uma boa acolhida. Nós que chegamos sem nada, temos alguma estabilidade. Ao menos não nos falta alimento, não nos falta um lugar onde dormir e de verdade, todas as moças do refúgio nos têm tratado maravilhosamente bem, não podemos nega, e damos as graças por isso, porque nenhum país, desde que eu saí da Venezuela até aqui, nenhum país nos tem dado esse apoio e essa acolhida”.
Para o Procurador-geral substituto do Ministério Público do Acre, Carlos Maia, é fundamental esse apoio da prefeitura aos imigrantes, ressaltando que o governo Federal poderia prestar um maior apoio financeiro, tendo em vista, segundo ele, que é nos municípios que essa crise migratória é mais latente e nem sempre há recursos para um acolhimento digno.
“O fato é que a gente tem observado que as políticas públicas, dentro das possibilidades do município, têm sido implementadas, e isso aqui é uma prova disso. Só que a execução dessa política pública não é da União, é do município, e é o município que coloca seus recursos, que muitas vezes não tem. Tem que tirar de uma ponta para colocar em outra. A União deveria participar mais com recursos, mandar mais recursos para os municípios, porque afinal de contas, somos nós que recebemos essas pessoas”.
O novo abrigo para os imigrantes que fica na região do bairro do Boque, tem capacidade para acolher entre 70 e 80 pessoas e é provido de 15 apartamentos, cozinha, banheiros masculino e feminino e ainda salas de refeição e lavanderia.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo do Acre segue acolhendo famílias afetadas pelas enchentes 574u3a

Raimundo Souza

Em 2024, Secretaria da Mulher intensifica enfrentamento ao feminicídio e promoção de políticas públicas para as meninas e mulheres 3w6i3e

Raimundo Souza

Inmet : terça será com tempo encoberto e pancadas de chuva em todo Acre 3yj20

Jamile Romano

Governo firma parceria interinstitucional para enfrentamento de crises climáticas na bacia do Igarapé São Francisco 2v2

Marcio Nunes

Ministros do governo federal desembarcam no Acre e são recepcionados por autoridades 552a67

Jamile Romano

Ônibus Lilás leva atendimento para a Feirinha das Empreendedoras, em frente ao Palácio Rio Branco 3f4l3d

Marcio Nunes