33.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco declara emergência devido à cheia do rio Acre e adota medidas imediatas de assistência 5o6b2

Atualizada em 15/03/2025 11:44 396z1l

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou durante coletiva de imprensa, realizada na sexta-feira (14) em seu gabinete, o decreto que destaca a existência de anormalidade, caracterizada como situação de emergência nas áreas do município de Rio Branco afetadas pela enchente do rio Acre.

Bocalom: “Precisamos continuar ampliando os abrigos” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Segundo o gestor da capital, a partir do momento em que o decreto é publicado, a prefeitura recebe autonomia para fazer as aquisições essenciais previstas para atender a necessidade dos afetados, bem como na logística do Parque Abrigo.

“Precisamos continuar ampliando os abrigos, comprando a alimentação e outros itens para poder atender a população de emergência. Por isso, se não tiver o decreto vamos demorar demais para comprar e o momento não permite que a gente gaste o tempo necessário para fazer uma solicitação, então o decreto vem para facilitar a vida para podermos dar o socorro de imediato e fazer as compras necessárias.”

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil Municipal (Comdec), tenente-coronel Cláudio Falcão, o cenário ainda é preocupante, pois, a previsão é que o rio Acre atinja os 16 metros ou mais. O coordenador destacou ainda preocupação em relação ao dia 17, devido à intensificação das chuvas, fator que acaba agravando a situação.

Falcão: “É estimado entre 3 a 4 mil famílias atingidas” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“Infelizmente, um cenário de agravamento nesse instante. Temos estimado entre 3 a 4 mil famílias atingidas, 41 bairros afetados, mais de 15 comunidades rurais, inclusive três delas isoladas, outras estão por meio de balsas para poderem se locomover. A estimativa também é prevista para que até o final do dia termos dessas cinco famílias em abrigos, além de mais 100 famílias desalojadas, esse número pode ser até maior por conta de que as pessoas saem sozinhas.”

Durante a coletiva, o vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Rutênio Sá, esteve presente apresentando uma solicitação dos parlamentares, acerca da isenção do IPTU 2025 nas áreas atingidas pela enchente.

“Quero dizer que assim como fizemos em anos anteriores, vamos atender mais esse pedido dos vereadores e encaminhar à Câmara Municipal o Projeto de Lei. Isentando mais uma vez as famílias atingidas por essa alagação, como aconteceu nos anos anteriores”, finalizou o prefeito.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Acre tem aumento de 40% no número de profissionais do Programa Mais Médicos 617155

Jamile Romano

MPAC realiza reunião do GT-TEA para avaliar e planejar ações voltadas aos direitos das pessoas com autismo 49v5i

Jamile Romano

TJAC alcança 200% no Índice de Atendimento à demanda de crimes ambientais 26544v

Jamile Romano

Durante agenda em Paris, Janja se atrasa e esnoba jornalistas 6a734x

Raimundo Souza

Livro “12 Coisas que a Criança Sabe que Existem” será lançado em Rio Branco nessa sexta-feira 391x1h

Marcio Nunes

Acre tem 7.913 matrículas garantidas no programa federal Escola em Tempo Integral 441s1a

Marcio Nunes