29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão reafirma compromisso com segurança pública no 1º Encontro Nacional dos Conselhos Penitenciários 4h5f3h

Atualizada em 12/12/2024 15:23 6f2n17

Nesta quinta-feira (12), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP), participou do 1º Encontro Nacional dos Conselhos Penitenciários (Enacopen), em Brasília. Em sua fala, ressaltou a necessidade de políticas públicas que promovam a segurança da sociedade, a reintegração social dos apenados e a redução da reincidência criminal.

Destacou, também, seu compromisso com a segurança pública, defendendo um debate livre de interesses políticos e ideológicos, além de apresentar um balanço de sua gestão à frente da CSP. De sua gestão, destacou a aprovação de 83 projetos de lei, a apresentação de 115 requerimentos e a realização de 76 reuniões, sempre com foco no combate ao crime e no fortalecimento das forças de segurança.

“A segurança é essencial para a nossa sociedade. Precisamos pensar no País como um todo, com atenção especial nas regiões que enfrentam desafios específicos, como a Região Norte e, particularmente, meu estado, o Acre”, afirmou.

O senador também defendeu um tratamento diferenciado para essa região, mencionando o PL 4.637/2024, de sua autoria, que propõe a criação da Lei Orgânica das Polícias Penais. Enfatizou, também, a importância de fortalecer essa classe profissional, frequentemente negligenciada.

“Os policiais penais estão na linha de frente e precisam de mais apoio. A ausência de uma lei orgânica fragiliza tanto os policiais quanto a execução penal no País, impactando diretamente a segurança pública e a gestão do sistema prisional”, destacou.

O evento, realizado no Salão Negro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contou com a participação de autoridades e especialistas, incluindo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Entre os temas debatidos, estavam a modernização dos conselhos penitenciários, o fortalecimento da articulação interinstitucional e o alinhamento às diretrizes da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Também foram discutidas a ampliação da participação social na gestão do sistema prisional e a integração de esforços para torná-lo mais justo e eficiente.

O encontro marcou, ainda, a entrega do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (PNP) 2024-2027, que busca implementar uma política penal moderna e alinhada às necessidades do sistema penitenciário brasileiro.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Polícia Civil do Acre deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017 2v5y2d

Jamile Romano

Marcus Alexandre pede contribuições da Ufac para seu plano de governo 5f5w2s

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco entregou kits de primeiros socorros às escolas e amplia capacitação para 2024 5z7313

Raimundo Souza

Ação social da Polícia Militar leva serviços e cidadania ao 2º Distrito da capital 6t5zd

Raimundo Souza

Michelle Melo faz duras críticas as gestões de Gladson e Bocalom 45564g

Jamile Romano

Pacientes com Lúpus fazem protesto na Fundhacre contra escassez de remédios e falta de médicos no SUS 4u503h

Jamile Romano