29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão quer ampliar ajuda financeira a pequeno produtor afetado por evento climático extremo 2p4l27

Atualizada em 24/03/2025 16:21 4l6p4u

Fortalecer o apoio a agricultores familiares prejudicados por eventos climáticos – como secas e enchentes atípicas – é o objetivo do senador Sérgio Petecão (PSD) ao apresentar, nesta segunda-feira (24), o projeto de lei (PL) 1.078/2025.

A proposta amplia o alcance do Fundo Nacional de Mudança do Clima (FNMC) e aumenta a área de abrangência do Fundo Garantia-Safra, antes restrita à região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), estendendo-a para a região atendida pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Petecão explicou como essas mudanças podem beneficiar os pequenos produtores, principalmente da Região Norte. A iniciativa, disse, busca fortalecer o apoio aos agricultores familiares, permitindo financiamento para recuperação da produção rural e modernização de práticas agrícolas.

Segundo o senador, a proposta visa garantir que pequenos produtores, de menor capacidade financeira para enfrentar perdas causadas por desastres naturais, também possam se recuperar rapidamente e continuar suas atividades.

Argumentou que as mudanças climáticas se tornaram uma realidade incontestável, com impactos sentidos de maneira cada vez mais intensa na produção rural. Destacou que o aumento da frequência de secas prolongadas, de chuvas excessivas e de outros eventos extremos compromete não apenas a produção agrícola, mas também a sustentabilidade econômica de milhares de famílias que dependem do campo.

Neste sentido, disponibilizar instrumento que lhes proporcione assistência perene frente a esses eventos é fundamental para um setor tão importante.

“Sem um e financeiro adequado, os agricultores sujeitos a esses fenômenos, acabam sofrendo perdas irreparáveis, o que os obriga ao êxodo rural, que, por sua vez, agrava ainda mais as dificuldades socioeconômicas em diversas regiões do País, principalmente em nossa região, a Amazônica. Não é razoável que nossos agricultores dependam de reivindicação por ajuda toda vez que uma catástrofe os atinge.

O projeto, por tudo isso, visa não apenas a solucionar os problemas imediatos causados por desastres naturais, mas também a construir um modelo produtivo mais preparado para enfrentar desafios ambientais nas próximas décadas. Para Petecão, a medida é essencial para garantir a segurança alimentar e a estabilidade econômica nessas regiões.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Em agenda institucional, Mailza Assis reafirma compromisso do Estado com Município de Brasileia 1p471d

Jamile Romano

Governo do Acre abre oficialmente competições de E-sports com torneio-início de Free Fire 6w1v2u

Jamile Romano

Bocalom e Gladson se reúnem para discutir sobre obras estruturantes na capital g3k2d

Marcio Nunes

Governo do Acre entrega kits de casa de farinha e equipamentos agrícolas aos moradores do Parque Estadual do Chandless 3o4l3s

Raimundo Souza

Fluxo de umidade aumenta e Acre tem previsão de chuvas nesta quarta-feira (4), segundo Censipam 48673v

Jamile Romano

Morre bebê acreano que precisa de remédio mais caro do mundo s3m3n

Jamile Romano