29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Petecão consegue aprovação de projeto para proteger rios e melhorar navegabilidade na Amazônia 4gp2h

Atualizada em 13/05/2025 11:16 2q122e

O Senado Federal deu um o importante nesta terça-feira (13) para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou o Projeto de Lei 4.199/2024, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que cria o “Plano Rios Livres da Amazônia”.

A proposta, relatada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), visa proteger os rios da Amazônia Legal, garantir sua navegabilidade e promover uma alternativa de transporte sustentável para milhões de brasileiros. O plano adotará como unidade de gestão as bacias hidrográficas da região, abrangendo os seguintes estados: Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso e parte de Tocantins, Goiás e Maranhão.

“O projeto é um o crucial para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Ao fomentar a pesquisa e a adoção de tecnologias inovadoras para o transporte hidroviário, o plano não só contribuirá para a redução da poluição e dos danos ambientais, mas também estimulará o crescimento econômico local, respeitando os limites do meio ambiente”, destacou o relator.

O plano, segundo Petecão, propõe ações como: monitoramento da qualidade da água; dragagem de manutenção; sinalização dos rios e criação de comitês de bacias hidrográficas para coordenar os trabalhos de conservação. A proposta também incorpora princípios como prevenção, precaução e o poluidor-pagador — que responsabiliza quem causa danos ao meio ambiente.

“O sistema hidroviário amazônico é um dos maiores do mundo e pode ser uma alternativa sustentável de transporte e desenvolvimento para a região. Este projeto vai unir esforços para garantir que nossos rios estejam aptos para a navegação e em condições de contribuir com a preservação ambiental”, afirmou Petecão.

O senador destacou, ainda, que o projeto busca envolver a sociedade, incentivar a educação ambiental e apoiar a pesquisa científica para o desenvolvimento de novas tecnologias que ajudem na segurança e eficiência do transporte fluvial.

Ao citar dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o senador destacou que apenas 31% dos mais de 63 mil quilômetros de rios navegáveis do Brasil são usados comercialmente. O senador acredita que o Plano Rios Livres da Amazônia poderá mudar essa realidade, com responsabilidade ambiental e inclusão social.

A matéria segue agora para a Comissão de Infraestrutura (CI), onde continuará sua tramitação no Senado.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Barroso diz que cena de cavalo no telhado foi “emblemática” 1s273m

Raimundo Souza

Petecão garante R$ 2 milhões para construção do ginásio poliesportivo no Adalberto Sena em Rio Branco 4a5q1a

Jamile Romano

Partido de Bolsonaro calcula quem poderia trair pauta da anistia 6i4q

Raimundo Souza

Juristas apontam elo fraco entre plano golpista e 8/1 feito pela PGR 572d4

Raimundo Souza

Acusações de Musk contra Moraes impulsionam ataques ao Judiciário nas redes 5o640

Jamile Romano

Lula é é aprovado por 38% da população; 51% aprovam sua maneira de governar 186f6d

Marcio Nunes