26.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Iapen e Detran promoveu último grupo reflexivo de trânsito do ano para cumpridores de alternativas penais 6x4w6c

Atualizada em 13/12/2024 11:27 4i5l5d

Com objetivo de promover a segurança de todos no trânsito, o Instituto de istração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais de Rio Branco (Ciap/RB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou, ao longo do ano, grupos reflexivos sobre trânsito, para levar consciência a cumpridores de medidas alternativas. Nesta quinta-feira, 12, foi promovido o último encontro do ano.

Os cumpridores tiveram o a palestras realizadas pelo Detran, com foco em conscientizar sobre a segurança no trânsito e as diversas situações que podem colocar suas vidas e de outras pessoas em perigo e ainda estimular uma mudança na forma de agir.

E.S.S. fez questão de ressaltar que os encontros o ajudaram com autoconhecimento: “Foi bem impactante. As palestras demonstram a realidade do trânsito, as grandes taxas de mortalidade, não só no estado do Acre, mas no Brasil todo. Me ensinou a ter consciência e ser uma pessoa melhor no trânsito”, disse.

A orientadora de trânsito do Detran, Katiúscia Santos, explica que as palestras abordam o respeito e o entendimento das próprias emoções e que esse entendimento impacta no comportamento dos condutores: “Eles acabam aprendendo como se comportar no trânsito, como entender as suas emoções, como respeitar o próximo no trânsito, no nosso dia a dia, pra que a gente possa ter um trajeto, uma direção mais segura e mais agradável”.

Segundo a coordenadora da Ciap em Rio Branco, Priscila Oliveira, os grupos são uma ferramenta de transformar as atitudes das pessoas que chegam para cumprir uma pena alternativa: “Hoje encerramos o grupo reflexivo de trânsito ministrado em parceria com o Detran e foi uma experiência muito positiva, pois o objetivo do grupo é sensibilizar as pessoas em alternativas sobre os riscos e consequências de suas ações no trânsito. Esse processo educativo não só busca informar, mas também transformar atitudes e comportamentos, incentivando uma postura mais responsável”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governador pede apoio e entrega Plano de Enfrentamento às Enchentes ao Ministério dos Povos Indígenas 5j5io

Marcio Nunes

Muito dinheiro: acreanos pagarão quase R$ 3 bilhões em impostos no segundo semestre de 2024 2n136l

Jamile Romano

Transformação pela educação: idoso de 60 anos, ex-aluno da EJA, se destaca em concurso 341z4v

Raimundo Souza

Forças de Segurança de Defesa Civil e Prefeitura de Rio Branco alinham Plano de Resposta a Desastres Naturais 2w6k3j

Marcio Nunes

Profissionais de medicina e enfermagem am por qualificação na identificação das novas arboviroses 455x6u

Jamile Romano

Governadora em exercício Mailza Assis destaca avanços na saúde, agradece servidores e fala do compromisso em 2025 146m4k

Marcio Nunes