22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Para fortalecer ações de fiscalização e monitoramento ambiental, governo do Acre leva internet as Unidades de Gestão Ambiental Integrada 5x6a2b

Atualizada em 01/02/2025 11:21 2v1911

Para fortalecer as operações de comando e controle  com o monitoramento em tempo real das atividades e ocorrências nas áreas protegidas, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), adquiriu nove antenas de internet via satélite nas Unidades de Gestão Ambiental Integrada (Ugais).

As unidades contempladas são: Ugai do Antimary, situada no Bujari; Ugai do Afluente, na Regional Manoel Urbano/Feijó; Ugai de Acuraua, no município de Tarauacá e Ugai do Liberdade, no Vale do Juruá. Os investimentos no montante de R$ 350 mil são fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Fagner Calegário.

Vista aérea da Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Acuraua, na Floresta Estadual do Rio Gregório, em Tarauacá. Foto: Odair Leal/Secom

Outras cinco antenas serão destinadas para apoio nas ações de campo, permitindo que as equipes possam manter a conectividade, ao longo dos trajetos, facilitando a comunicação e o o a informações importantes para a segurança e desenvolvimento ambiental das ações integradas de comando e controle e também com àqueles que residem nessas regiões.

“Contamos com importante aporte financeiro do deputado Calegário para aquisição dessas antenas, que será de suma importância para que as equipes possam receber e enviar informações. Isso significa um avanço significativo, especialmente, para tomada de decisões nas missões de comando e controle. Lá, do meio da floresta, estarão recebendo e enviando informações e dados em tempo real para que possam atuar na defesa do meio ambiente”, destaca o secretário da Sema, Leonardo Carvalho.

Equipe técnica foi deslocada à Ugai de Acuraua, no município de Tarauacá, para instalação do serviço de internet, por satélite. Foto: cedida

A instalação dos serviços de internet, por satélite, nas unidades contempladas possibilita ainda que os moradores das unidades de conservação possam realizar contatos para venda de sua produção agroextrativista, além de fortalecer a gestão ambiental e territorial, a partir de um monitoramento ambiental mais efetivo, uma vez que, as populações podem denunciar ilícitos ambientais em “tempo real”.

A conectividade também abre novas portas para o o à educação e ao desenvolvimento local. Com a internet, as comunidades beneficiadas poderão ter o a cursos online, proporcionando a estas pessoas habilidades e conhecimentos relevantes para promover práticas sustentáveis e gerar novas oportunidades econômicas na região.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

TRISTE! Luto pelo falecimento de Dona Nilda Esteves 5t314q

Raimundo Souza

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura 341p1v

Marcio Nunes

Governo do Acre nomeia novos servidores para Secretaria de Saúde 1m5b53

Jamile Romano

Aleac abraça campanha Maio Laranja e reforça compromisso no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes 1332t

Jamile Romano

Prefeitura encerra atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente 23y2x

Jamile Romano

PGE inicia tratativas para a realização de projeto social com a Banda Marcial Wilson Barbosa 2x6953

Marcio Nunes