33.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Pacientes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul recebem nova chance de vida com transplantes de fígado e rim, a partir de doação local 1z6d3z

Atualizada em 16/05/2025 10:54 6dj5m

Graças a uma doação local, dois transplantes de órgãos foram possibilitados nesta semana na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco – um de fígado e um de rim. Com apoio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), dois pacientes foram contemplados.

O que recebeu o fígado é morador de Cruzeiro do Sul e foi operado pelo cirurgião do aparelho digestivo Aloysio Coelho, com apoio do cirurgião Leonardo Mota e equipe multiprofissional. Já o transplante renal foi efetuado pelos urologistas Etore Andrade e Felipe Oliveira, também com apoio da equipe, em um paciente de Rio Branco.

“Minha mensagem é de agradecimento a esses familiares, que mesmo num momento tão difícil fizeram um gesto de amor: autorizar a doação de órgãos. Aproveito também para incentivar o fortalecimento desse ato, que tem salvado muitas vidas aqui no nosso estado”, destaca a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

A coordenadora do Serviço de Transplantes da instituição, Valéria Monteiro, ressalta que cada transplante é fruto de um trabalho conjunto. “Todo esse processo envolve muitas mãos. É um programa que só tem crescido cada vez mais e mais pacientes têm sido alcançados, graças também ao empenho de uma gestão que fornece todas as condições para que os procedimentos aconteçam”, explica.

Coordenadora do serviço destaca envolvimento e compromisso da equipe. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para o médico Aloysio Coelho, a doação local de órgãos contribui para dar mais celeridade às filas de espera. “Quando as doações vêm de fora do Acre, isso envolve uma grande logística pra realizar a missão. Mas, com a doação local, o trabalho flui de uma maneira muito mais simples, colaborando para a celeridade das filas e garantindo que a prioridade sejam os pacientes aqui do estado mesmo; então só podemos agradecer à família que doou e fez esse gesto de tamanha nobreza se transformar em uma nova chance de recomeçar para esses pacientes”, frisa.

Cirurgião ressalta que doações provenientes do próprio estado facilitam o processo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O urologista Etore Andrade relata a trajetória do paciente renal. “Operamos um paciente que está fazendo hemodiálise desde o ano ado. Esse paciente é hipertenso, diabético de longa data”, conta.

O médico aproveita para fazer um alerta à população, sobre os riscos da falta de acompanhamento médico em casos de doenças crônicas. “Você, que tem pressão alta, que tem diabetes, é muito importante fazer um acompanhamento da função renal. Essas doenças são silenciosas. Se não tratadas, podem evoluir para a necessidade de hemodiálise”.

Urologista Etore Andrade conduziu transplante renal. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Priorizando a saúde da população e incentivando a cultura da doação de órgãos, o Estado reafirma seu compromisso com a vida. “Dessa vez conseguimos beneficiar duas vidas, dois pacientes que terão a oportunidade de viver muito melhor. Esse é o nosso objetivo: restabelecer a esperança e a qualidade de vida dos usuários do SUS”, observa Sóron Steiner.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Servindo cerca de 2 mil refeições diariamente, Fundhacre garante dieta equilibrada na recuperação de paciente z5u3n

Jamile Romano

Gestores da Secretaria de Meio Ambiente realizam planejamento operacional para o biênio 2025-2026 1373p

Raimundo Souza

OCA a a oferecer serviços de carteira de transporte e iluminação pública e1e7

Marcio Nunes

Com influência nordestina, extrativista e até japonesa, 3 cidades do Acre aniversariam nesta terça-feira 56396n

Jamile Romano

Centro de Estudo de Línguas do Acre forma mais de 1200 alunos 41k29

Raimundo Souza

Instabilidade volta a aumentar e Acre ainda tem previsão de tarde chuvosa nesta sexta-feira (24), diz Censipam w6k3d

Jamile Romano