31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Observatório de Geoglifos da Amazônia e escolas em tempo integral estão entre os 51 projetos do Acre selecionados em Novo PAC 55656j

Atualizada em 11/03/2024 17:43 4c4b49

O governo federal anunciou, na última quinta-feira, 7, novos recursos para ampliar a oferta de serviços de saúde, de vagas em escolas e creches e a quantidade de espaços para atividades culturais e a prática esportiva em todo o país. No Acre foram selecionados 51 empreendimentos, que devem ar por obras ou adesão de equipamentos.

Os eixos atendidos são de educação, ciência e tecnologia, além de infraestrutura social inclusiva e saúde. O Acre teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. Dos 22 municípios do estado, 19 foram contemplados. Estima-se que as obras e empreendimentos do Novo PAC Seleções beneficiem uma população de 792 mil acreanos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte, ou seja, 95% da população será alcançada.

As 19 cidades atendidas são: Acrelândia; Assis Brasil; Brasileia; Capixaba; Cruzeiro do Sul; Epitaciolândia; Feijó; Jordão; Mâncio Lima; Manoel Urbano; Marechal Thaumaturgo; Plácido de Castro; Porto Acre; Porto Walter; Rio Branco; Rodrigues Alves; Sena Madureira; Senador Guiomard e Tarauacá.

Os projetos selecionados se somam às obras já anunciadas pelo governo federal, em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC. Algumas das obras incluem escolas em tempo integral em algumas cidades, espaço esportivo comunitário, aquisição de Unidade Odontológica Móvel (UOM) e até um observatório de geoglifos da Amazônia, que deve funcionar na capital. A lista com todas as obras e equipamentos pode ser ada em um no site do governo federal.

No Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão 3.270 municípios atendidos com 6.778 obras e equipamentos, alcançando 87% da população brasileira. O investimento total é de mais de R$ 23 bilhões, segundo o governo federal. No Acre, 19 cidades devem receber os recursos.

“Nesse Novo PAC Seleções houve uma novidade. É como se vocês tivessem participado de um vestibular, sempre mais alunos que vagas. Nós resolvemos fazer diferente. O critério é uma novidade extraordinária, é olhar a necessidade do povo, qual a região que precisa mais daquele investimento naquele momento. E mais importante: é terem clareza de que ninguém ficará de fora. O que existe é o critério de atender às cidades e aos estados mais necessitados para atender ao povo”, garantiu o presidente Lula.

Em agosto do ano ado, quando anunciou as primeiras obras do Acre incluídas no programa, o governo federal afirmou que R$ 26,6 bilhões seriam investidos no estado nos próximos anos.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Acre apresenta redução em crimes violentos e patrimoniais 5f3a2c

Marcio Nunes

Ainda não se apresentou o motorista da Ranger que se envolveu em grave acidente na Via Verde 2h3q5t

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis toma posse como secretária executiva da Caisan 5fz2o

Raimundo Souza

Gestores da Secretaria de Meio Ambiente realizam planejamento operacional para o biênio 2025-2026 1373p

Raimundo Souza

Expoacre terá rede de restaurantes com pratos típicos da gastronomia peruana 2z5ok

Raimundo Souza

Prefeitura De Rio Branco Busca Conscientizar Jovens Sobre Os Perigos Do Cyberbullying 1p4k2h

Marcio Nunes