29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Mulheres que inspiram: A trajetória por trás da padaria Baronesa 5w4136

Atualizada em 04/03/2025 15:28 2a226x
No mês da mulher, Sebrae conta histórias de sucesso do empreendedorismo feminino acreano
 
Transformar sonhos em realidade é a motivação de muitos empreendedores no Brasil ao iniciarem seu próprio negócio. Esse foi o caso das empreendedoras Catherine e Sônia, donas da padaria Baronesa (@abaronesapadaria) desde 2017, localizada em Rio Branco, no Acre.
A ideia surgiu da vontade compartilhada entre as duas amigas, que se concretizou quando decidiram comprar uma padaria local, enxergando nela a oportunidade de dar uma nova identidade ao estabelecimento. Desde então, Baronesa cresceu significativamente e se consolidou como um nome conhecido no setor de panificação do Acre, especialmente pela produção de coffee breaks e cestas de café da manhã.
As empreendedoras contam que grandes desafios surgiram logo no início da jornada, como a falta de experiência no setor e a chegada da pandemia nos anos seguintes. “Decidimos entrar no negócio e, ‘pasmem’, não tínhamos conhecimento nenhum sobre essa área, mas fomos em frente mesmo assim. Logo em seguida, veio a pandemia, um monstro que cresceu à nossa frente, mas não recuamos”, conta Catherine.
Com o empreendedorismo feminino ganhando cada vez mais força no Brasil ao longo dos anos, mesmo os problemas gerados pela pandemia não impediram as mulheres de se destacarem no setor empresarial. Um estudo conduzido pelo Sebrae, em 2023, revelou que as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Ou seja, a cada 10 empreendedores brasileiros, 3,4 são mulheres.
Apoio do Sebrae
Catherine e Sônia souberam traçar estratégias claras, definir metas e tomar decisões assertivas com o apoio de sua equipe. Além disso, investiram em capacitação para manter o negócio em funcionamento e buscaram apoio de instituições como o Sebrae. “As parcerias nos ajudaram muito, aliás, foram fundamentais para consolidarmos nossa presença no ramo da panificação. OSebrae sempre foi um dos nossos grandes clientes e parceiros, disponibilizando consultorias, elaborando diagnósticos de produção (manufatura), eficiência energética, entre outros serviços oferecidos pela instituição”, afirmam.
Após muitas pesquisas de mercado, organização da saúde financeira da empresa e o e de profissionais e instituições experientes, as empreendedoras conseguiram superar os obstáculos e seguem como referência no mercado de panificação do estado. “Houve dias em que pensamos em desistir, o desespero batia, mas nossa determinação foi maior que as dificuldades. Superamos tudo isso com a ajuda da família e dos colaboradores. Hoje, continuamos o processo de melhoria, valorizando cada vez mais os clientes e parceiros da Baronesa”, conclui Catherine.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Câmara Municipal presta homenagens por ações de apoio às vítimas da enchente 6fh3a

Marcio Nunes

Fundação Ulysses Guimarães lança o projeto “Cidade que Queremos” com participação de Marcus Alexandre dh3d

Jamile Romano

Nota de Esclarecimento da Santa Casa do Acre, sobre um possível assalto ocorrido na noite de sábado (16) nas dependências da própria Santa Casa do Acre 3s5d5b

Raimundo Souza

Mulheres ganham menos que homens no Acre, aponta 2° Relatório de Transparência Salarial 3u564w

Jamile Romano

Setembro Vermelho: cardiologista da Fundhacre orienta sobre doenças do coração 4q2l5x

Marcio Nunes

Mais de 80 serviços serão disponibilizados pela OCA Móvel ao longo desta semana 226b4o

Jamile Romano