23.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPF recomenda que Estado implemente Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Acre 2x1610

Atualizada em 22/10/2024 08:59 301y1s

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado do Acre para ampliar as atribuições do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Coetrap), e incorporar também as funções do ainda não instalado Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Acre (Coetrae). Essa medida visa otimizar recursos e esforços, uma vez que os temas são relacionados, compartilham diversos pontos em comum, políticas públicas semelhantes e exigem a participação de membros com perfis similares, seguindo o modelo já adotado em outros estados.

Além disso, o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, recomendou que o governador inclua representantes dos órgãos de controle ambiental no comitê, considerando que as atividades de desmatamento são frequentemente associadas a indícios de trabalho escravo. O Governo do Estado tem 30 dias para responder à recomendação e deverá informar se irá acatá-la e quais medidas serão tomadas para seu cumprimento, ou, caso contrário, justificar sua recusa.

Trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas no Acre – Em 2023, operações conjuntas da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho resgataram 15 pessoas em condições análogas à escravidão, incluindo três crianças e adolescentes. As vítimas enfrentavam situações precárias, sem equipamentos de proteção, água potável, alimentação adequada ou formalização do vínculo empregatício.

Esse ano, o Acre apareceu na “lista suja” do Governo Federal com dois empregadores que submeteram pessoas a condições análogas à escravidão. Os dados são atualizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram divulgados em abril de 2024.

O Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo – Apesar de criado em 2017, o Coetrae nunca entrou em funcionamento devido à omissão do Governo estadual.

[Assessoria de Comunicação MPF/AC]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Valor arrecadado pelo estacionamento na Expoacre será destinado para causas sociais 3e1g4c

Raimundo Souza

Novos defensores públicos do Acre são designados para as comarcas de atuação 1kz6k

Jamile Romano

Médico acusado de matar colega acreano na Bahia é condenado a mais de 17 anos de prisão 645720

Jamile Romano

Senador Sérgio Petecão anuncia novas ambulâncias para quatro municípios do Acre 2g2619

Marcio Nunes

Governador Gladson faz aniversário e recebe homenagem especial do tio Orleir Cameli através de inteligência artificial 3g5g58

Jamile Romano

Inscrições abertas para pós-graduação em Educação a Distância no Ifac 3i5r6y

Jamile Romano