30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC participa de reunião no Saerb para discutir medidas diante da estiagem em Rio Branco 5r574f

Atualizada em 05/07/2024 08:34 2m6q5x

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou de uma reunião no Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) para debater ações frente à estiagem e à escassez de água que afetam a capital acreana. O encontro contou com a presença do coordenador do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD), procurador de Justiça Carlos Maia, e do procurador de Justiça Getúlio Barbosa.

Também participaram da reunião o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, além de representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC).

Durante a reunião, foi discutida a necessidade de novos investimentos diante dos problemas recorrentes na estrutura da rede de captação e abastecimento de água de Rio Branco, especialmente nas Estações de Tratamento de Água (ETA), agravados pela seca do Rio Acre. O diretor-presidente do Saerb manifestou preocupação com a possibilidade de o rio atingir um nível tão baixo que inviabilize a captação de água, exceto com intervenções emergenciais.

Na ocasião, o procurador de Justiça Carlos Maia informou que irá promover uma interlocução com a bancada acreana em Brasília para buscar a destinação de emendas. Além de medidas emergenciais e paliativas, o procurador reforçou a necessidade de ações de longo prazo para a recuperação das matas ciliares do Rio Acre. “Mas isso é para ter resultado em até 10 anos; porém, já devemos começar o quanto antes porque a tendência é piorar ao longo dos anos”, ressaltou.

 

[ Agência de Notícias do MPAC] 2ln1j

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo do Estado intensifica os serviços de 36 obras em todo o Acre 23l10

Marcio Nunes

Fundhacre ativa Oficina Ortopédica Itinerante com atendimentos no Alto Acre 541z2g

Raimundo Souza

Concurso vai pagar R$ 12 mil para autores de novo hino de Rio Branco 6h6q6g

Jamile Romano

Idaf assina termo de cessão de uso de terreno cedido pela Superintendência do Patrimônio da União para ampliação do instituto 1q492g

Jamile Romano

Pedido de Ajuda : Thiago Teles e família 605c17

Jamile Romano

Pesquisa Fecomércio: Número de famílias acreanas endividadas cai em dezembro de 2024. 3zk2x

Jamile Romano