17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

MPAC ajuiza ação para que seja mantida alimentação para população em situação de rua 1i3a4k

Atualizada em 11/01/2025 18:33 4n1y

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, ingressou com uma ação civil pública requerendo que o Município de Rio Branco mantenha a alimentação fornecida no Centro POP, em Rio Branco.

O serviço, que atende a população em situação de rua há mais de três anos, seria suspenso, conforme declarações dadas pelo titular da pasta de Direitos Humanos recentemente.

Na ação, o MPAC pede que seja mantida a oferta até que uma outra estratégia seja apresentada para que o direito humano à alimentação adequada seja fornecida em outra localidade, já que o restaurante popular não está funcionando.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira lembra que o Município de Rio Branco firmou compromisso e aderiu ao Programa Nacional Ruas Visíveis, que possui como política transversal a segurança alimentar da
população em situação de rua.

O MPAC também requereu, no prazo de 90 dias, a apresentação e execução de um plano de estruturação do atendimento de pessoas em situação, que deverá abranger uma série medidas para garantir os direitos desse público.

Veja aqui ação.

Decisão

O Juízo da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido formulado pelo MPAC e decidiu que o Município de Rio Branco deve se abster de suspender o fornecimento de alimentação no Centro POP, garantindo, dessa forma, o direito humano à alimentação adequada por parte das pessoas em situação de rua.

Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa mensal no valor de R$ 20 mil, limitada ao período de dois meses, sem prejuizo das demais sanções cabíveis.

Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC

Artigos Relacionados 6m5c2b

Com as Rotas de Integração Sul-Americana, o do Acre ao pacífico é chave para desenvolvimento econômico 5i52l

Jamile Romano

Estudo do CNJ revela que mais de mil presos no Acre poderiam ter penas menores por tráfico privilegiado 731j6e

Jamile Romano

Na madrugada Câmara aumento do salário dos secretários de Rio Branco para R$ 28 mil 2m4e4

Jamile Romano

Governo implanta Sala Vermelha no Pronto Socorro de Rio Branco 5y2i6m

Raimundo Souza

Acre tem maior variação do país no volume de serviços nos três primeiros meses do ano, aponta IBGE 5k5in

Jamile Romano

Blindagem organizacional: como o controle interno e a auditoria fortalecem a gestão 1v960

Raimundo Souza