18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Moraes prorroga inquérito das fake news por mais 180 dias 3t3x6a

Atualizada em 16/12/2024 16:20 53g6w

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou por mais 180 dias o inquérito das fake news, investigação aberta pela Corte em 2019 para apurar a divulgação de desinformação, ameaças e denunciações caluniosas contra os ministros do tribunal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Corte, a decisão proferida nesta segunda-feira (16) pelo ministro, que é relator do inquérito, a prorrogação é necessária para finalizar as investigações e identificar todos os envolvidos no chamado “gabinete do ódio”, grupo formado durante o governo de Jair Bolsonaro para atacar nas redes sociais pessoas que se manifestavam contra os atos do ex-presidente.

“Com a finalidade de finalizar as investigações sobre a comprovação da existência, o financiamento e modus operandi do ‘gabinete do ódio’, bem como de todos os seus participantes, o Inquérito 4781 foi prorrogado pelo ministro Alexandre de Moraes por 180 dias, com a determinação de oitiva de mais 20 pessoas, a complementação da análise das informações obtidas mediante a quebra de sigilo fiscal e bancário e o término das diversas diligências em andamento na Polícia Federal”, diz nota da Corte.

O chamado inquérito das fake news foi aberto pelo próprio tribunal para apurar a divulgação de notícias falsas e ameaças contra integrantes da Corte. Desde março de 2019, a investigação é prorrogada por sucessivas vezes.

Na época da abertura da investigação, o Supremo entendeu que, diante da omissão da antiga gestão da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF) aos ataques dirigidos aos ministros, a investigação poderia ser aberta de ofício pelo tribunal.

Para o então presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a medida, referendada pelo plenário, foi necessária para combater a veiculação de notícias falsas que atingem a honorabilidade e a segurança da Corte, de seus membros e parentes.

A nomeação de Alexandre de Moraes como relator do caso foi amparada pelo regimento interno do órgão.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Como será o clima no Brasil em 2024 sob ação de La Niña 2q6d1u

Jamile Romano

O álcool deixou uma marca muito grande na minha vida, diz Carolina Dieckmann 3u6v6a

Raimundo Souza

Santos anuncia Pedro Caixinha como novo técnico 5fo41

Marcio Nunes

Ministério da Educação publica edital do processo seletivo do Prouni 2024 4t69z

Jamile Romano

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva d4o25

Marcio Nunes

Moraes suspende resolução do CFM que proíbe assistolia fetal 345w

Marcio Nunes