30.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Moraes arquiva pedido para incluir Tarcísio em inquérito do golpe 2g249

Atualizada em 04/02/2025 09:04 ir2z

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (3) o arquivamento de um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse investigado no inquérito sobre uma tentativa de golpe tramada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A inclusão de Tarcísio na investigação havia sido pedida pela bancada feminina do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo. O partido é de oposição ao governador. No mês ado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, opinou pela rejeição do pedido.

“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu Moraes na decisão desta segunda-feira.

A iniciativa do PSOL foi motivada por um relatório da Polícia Federal (PF) que registra a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada em 19 de novembro de 2022. Na mesma data, ocorreu no palácio uma reunião para discutir a “minuta do golpe”, que seria um decreto para impedir a posse do então presidente recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a PGR, contudo, a presença de Tarcísio no Alvorada já era de conhecimento de Moraes, e o PSOL não apontou nenhum fato novo que demonstrasse a participação do governador na referida reunião, tampouco que ele tenha tomado parte em uma tentativa de golpe.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Marina Silva defende atuação técnica do Ibama na Foz do Amazonas 1xm4r

Jamile Romano

Conheça Manuel Montenegro, embaixador do Brasil no Azerbaijão, filho de acreano de Cruzeiro do Sul 3x606a

Raimundo Souza

Socorro Neri defende mesma carga horária para todos estudantes do ensino médio  662d3e

Marcio Nunes

A convite de Alan Rick, ministro das Comunicações virá ao Acre lançar projetos de internet de alta qualidade e sustentabilidade tecnológica 5h1860

Jamile Romano

Governo Lula expande publicidade e pode alcançar R$ 3,5 bi em contratos 4g2r31

Jamile Romano

Mendonça vota contra descriminalização do porte de drogas 396025

Marcio Nunes