25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreBrasil

Ministros do STF não descartam plano de fuga de Bolsonaro em andamento com Eduardo nos EUA 3x12o

Atualizada em 23/03/2025 15:13 606q6j

Eduardo e Jair Bolsonaro em cerimônia de aniversário da Rota, em SP — Foto: TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Na avaliação de ministros ouvidos pelo blog, diante da inevitável condenação, objetivo de ida de Eduardo Bolsonaro para os EUA, além de reforçar narrativa de perseguição, também prepara ‘exílio’ para o pai. 261668

Para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog, a ida de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos pode trazer algo a mais nas entrelinhas do que a declarada narrativa de perseguição política: a preparação para uma fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Esses ministros não descartam essa hipótese, diante da inevitável condenação pela tentativa de golpe de Estado.

“É um cálculo político: possuem palco fora, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que vão chamar de exílio”, avalia um ministro da corte ouvido pelo blog. 6du6i

Para integrantes do STF, o fracasso do protesto em Copacabana, em que o apelo por anistia mostrou que não mobiliza as massas, foi um divisor de águas na estratégia da família Bolsonaro.

De acordo com a investigação da Polícia Federal (PF), Bolsonaro iria aguardar a tentativa de golpe morando nos EUA, no final de 2022, como o blog revelou. Antes de viajar para lá, o ex-presidente fez uma transferência de R$ 800 mil para os EUA, apontou a quebra de sigilo bancário feita pela PF. Agora, se for condenado, ministros e investigadores não descartam que ele possa investir nessa saída.

Aliados próximos do núcleo bolsonarista afirmam que a decisão de Eduardo foi tomada por impulso e que até o pai foi pego de surpresa, discordando da ideia. 4c2w2h

Segundo fontes ouvidas pelo blog, a mudança de rota foi improvisada por Eduardo após ele ar uma semana nos EUA. “Ele não tinha nem roupa para esse período de mudança”, relatou um aliado do núcleo.

Em conversa com o blog, aliados bolsonaristas item que a ida do deputado — agora licenciado — também tem o objetivo de tentar pressionar por medidas contra Alexandre de Moraes, que enfrenta questões jurídicas nos Estados Unidos.

Eduardo Bolsonaro também temia perder o aporte, assim como o pai. Ele, assim como aliados, veem em Trump uma tábua de salvação para a família. “Bolsonaro não tem saída jurídica. Só tem saída se Trump se comover e decidir embarcar em alguma defesa política dele”, avalia um dos mais próximos interlocutores político de Bolsonaro.

Em entrevista à revista Oeste na última quarta-feira (19), Bolsonaro afirma que não irá sair do país. “A imprensa especulando agora que vou fugir para a Embaixada dos Estados Unidos, não vou fugir, não vou sair do Brasil”, afirma o ex-presidente.

UOL

Artigos Relacionados 6m5c2b

Mãe, irmã e aliados de Alan Rick são exonerados do governo após anúncio de Mailza 2b4d1n

Jamile Romano

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para este sábado, 31 6m6q16

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher realiza ação educativa no Arraial Cultural e alcança mais de 400 pessoas 4u3e31

Jamile Romano

Prefeitura recebe apoio da Defesa Civil Nacional e Exército em apoio aos desabrigados 3ir66

Jamile Romano

Com mutirões em seis municípios, governo realiza mais de 100 cirurgias por meio do Opera Acre e avança na redução das filas de espera q3s6

Raimundo Souza

Já verificou o prazo de validade da sua CNH? Veja como renovar o documento 6uc73

Jamile Romano