25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministério da Saúde compara vício em bets ao uso de álcool e drogas 642z5q

Atualizada em 18/10/2024 10:16 6ym1x

Em ofício encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Saúde defendeu que o tratamento para o vício em jogos seja equivalente ao oferecido a alcoólatras e dependentes químicos.

O documento foi anexado aos autos da ação que discute a legalidade das “bets” no país. O relator, ministro Luiz Fux, marcou para o dia 11 de novembro uma audiência pública sobre o tema. A pasta indicou uma representante.

“O cuidado deve ser orientado por intervenções semelhante àquelas voltadas ao uso de álcool e outras drogas, considerando as suas especificidades”, diz nota técnica da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Segundo o texto, existe “relação direta entre sofrimento mental e o comportamento de jogo problemático” – o vício pode gerar problemas de saúde mental ou agravar um quadro pré-existente.

O Ministério defende também que os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), “sem exceção, devem ser qualificados e fortalecidos para atendimento das demandas relacionadas ao jogo”.

“Embora o transtorno do jogo seja um fenômeno clínico já descrito na literatura especializada há várias décadas, os jogos no contexto atual da internet agregam uma característica peculiar que redimensiona a extensão do problema.”

Apesar de itir a necessidade de mais adaptação, a pasta afirma que todas as unidades de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão aptas para acolher apostadores compulsivos e ofertar o tratamento adequado.

[CNN]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Golpe que leva cliente a inserir cartão na máquina mira shoppings e postos de gasolina 1ln1o

O Rio Branco

Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026 1d1d3n

Raimundo Souza

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar 373z19

Jamile Romano

Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados 4a6v2v

Jamile Romano

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho 2tt13

Jamile Romano

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue 2x44p

Jamile Romano