31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministério da Saúde assina contrato para compra de 12,5 milhões de vacinas da Covid-19 3xp4e

Atualizada em 20/04/2024 10:58 706t2m

As doses da mais recente vacina contra a Covid-19 devem chegar à população nos próximos 15 dias

Foto: Tânia Rego/Agência Bras

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (19/4) contrato para aquisição de 12,5 milhões de doses da mais recente vacina contra a Covid-19. Os imunizantes devem chegar à população nos próximos 15 dias. O contrato foi fechado após processo de licitação emergencial que resultou na seleção da empresa vencedora. Desde a aprovação da nova vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023, a pasta iniciou o processo de aquisição emergencial, de modo a garantir o abastecimento de toda a rede  do Sistema Único de Saúde (SUS) .

Essa é a primeira vez que empresas concorrentes disputam o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Todas as aquisições anteriores foram feitas em um ambiente sem concorrência. A medida possibilitou uma economia de R$ 100 milhões, dada a diferença de preço entre as duas propostas apresentadas. Todo o processo de compra ocorreu de forma transparente e foi publicizado por meio do sistema Comprasnet.

O Ministério da Saúde reitera seu compromisso em fornecer à população as vacinas mais atualizadas contra a Covid-19, aprovada pela Anvisa e recomentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ressalta também a importância da vacinação como a medida mais segura para prevenir casos graves e óbitos causados pela doença.

Enquanto trabalha para assegurar o o contínuo às vacinas eficazes disponíveis, a pasta continua monitorando de perto as evidências científicas mais recentes e o cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil.

Por: Ministério da Saúde  Edição: Yara Aquino

Fonte; Agência Brasil

Artigos Relacionados 6m5c2b

Lula sobre fogo: “Negacionistas não podem ignorar a crise climática” 5w3tf

Raimundo Souza

OAB quer derrubar medida que barrou entrada de celulares no STF 5b4y51

Marcio Nunes

Alckmin: essência do pacote fiscal foi aprovada e vai zerar déficit 28416p

Marcio Nunes

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado 681u2w

Marcio Nunes

Bolsonaro demonstra resistência em indicar Tarcísio e preocupa partidos 7333z

Raimundo Souza

Manicômios judiciários devem ser fechados até 28 de agosto b1072

Jamile Romano