23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para dengue n2a3k

Atualizada em 20/01/2025 15:51 4t4h2y

De forma inédita, o Ministério da Saúde vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico de dengue a todos os estados do país. O investimento é de R$ 17,3 milhões. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com o limitado a serviços laboratoriais.

O anúncio ocorreu durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses , na sexta-feira (17).

A distribuição dos testes será acompanhada de uma nota técnica com orientações detalhadas sobre a utilização dos produtos na rede de saúde, bem como os critérios para distribuição.

“Esse teste rápido, que é feito na hora, quando dá positivo a pessoa está com a doença. E mesmo quando ele dá negativo é necessário ainda acompanhar, fazer uma análise do diagnóstico, dos sinais e sintomas e ver se são compatíveis com dengue. É uma ferramenta que ajudará a rede de atendimento e que vai otimizar a vigilância epidemiológica”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

“Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos de dengue e nem outras arboviroses como zika e chikungunya”, acrescenta Ethel.

Inicialmente, serão distribuídos 4,5 milhões do total de testes. O processo de aquisição foi iniciado em 2024. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico.

Diagnóstico 5en4w

Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico de dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.

A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial.

A distribuição dos insumos deverá começar na próxima semana, alinhada às orientações técnicas para garantir maior eficiência no combate às arboviroses no país.

[Agência Gov]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem incentivo matrícula 2h735l

Jamile Romano

Candidatos têm última semana para se inscrever no concurso unificado 5l2w3v

Jamile Romano

Pressão sobre Haddad põe em dúvida capital político do ministro para 2026 3m25o

Raimundo Souza

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira 72222a

Jamile Romano

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos começa nesta sexta 1p4e1m

Jamile Romano

Oi, Vivo e TIM são multadas por propaganda enganosa sobre 5G 73y1w

Marcio Nunes