23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula deixa condenados por atos de 8/1 de fora do indulto natalino 45356e

Atualizada em 22/12/2024 16:46 3s4a31

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente também vetou condenados por corrupção iva, lavagem de dinheiro, crimes hediondos, entre outros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o indulto natalino, nesta sexta-feira (22), deixando de fora condenados por crimes contra o Estado Democrátido de Direito, o que inclui as pessoas que cumprem pena pelos atos de 8 de janeiro. Também foram excluídos condenados por abuso de autoridade e por crimes contra istração pública, o que abarca pessoas que cometeram peculato e corrupção iva.

As informações foram obtidas pela colunista Renata Agostini, do jornal O Globo. De acordo com ela, o documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23).

O texto indica que também não serão beneficiados condenados por racismo, lavagem de dinheiro, violência contra mulher, crianças e adolescentes, por tortura, crimes hediondos, entre outras violações.

Por outro lado, o presidente decidiu indultar mulheres gestantes com gravidez de alto risco, mães e avós com filhos e netos de até 12 anos que possuam deficiência, desde que elas não tenham cometido crimes com violência ou grave ameaça.

Também poderão deixar a prisão pessoas com HIV em estágio terminal ou que possuam doença grave e crônica ou muito contagiosa que não dispõem de tratamento na prisão. Codenados que tenham transtorno do espectro autista severo, que sejam cegos, paraplégicos ou tetraplégicos também foram incluídos.

O indulto natalino é uma prerrogativa anual do presidente da República, que pode extinguir a pena de detentos que atinjam os critérios elencados pelo chefe do Executivo. Todos os anos, o governo delibera sobre requisitos necessários para vetar ou incluir beneficiados.

A proposta foi discutida junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPC), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Casa Civil e à Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).

Pleno News

Artigos Relacionados 6m5c2b

Índices de educação, saúde e economia avançam em 1º ano de Lula 3; contas públicas pioram 3x182y

Jamile Romano

Marcos Alexandre faz mensagem de agradecimento 4o4s4f

Raimundo Souza

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump 566n1w

Raimundo Souza

Lula sanciona projeto de lei do pacote fiscal sobre BPC, com dois vetos c6t4b

Raimundo Souza

Após Moraes suspender X, Nikolas propõe paralisação imediata do Congresso Nacional 717167

Raimundo Souza

Planalto busca desviar foco, mas avalia que Bolsonaro mostrou força ao mobilizar aliados 6p1h49

Jamile Romano