25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Justiça mantém condenação de réu que perseguiu ex-namorada após término do relacionamento 4b4u7

Atualizada em 25/11/2024 09:33 525d62

Integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) mantiveram a condenação de réu que perseguiu ex-namorada após término do relacionamento. Conforme os autos, o homem cometeu o crime de perseguição, conhecido pelo termo inglês, stalking, inserido no artigo 147-A, do Código Penal, que configura uma forma de violência onde o réu invade a privacidade da vítima com táticas de perseguição.

Dessa forma, ele deve cumprir 10 meses de reclusão, em regime inicial aberto e realizar o pagamento de R$ 1.320,00, pena que tinha sido estabelecida na sentença da 1ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco. Mas, o réu tinha entrado com recurso contra, que foi negado pela desembargadora Denise Bonfim e os desembargadores Francisco Djalma e Elcio Mendes.

O relator do caso, que tramita em segredo de justiça, foi o magistrado Francisco Djalma. Nos autos é relatado que durante seis meses após o término do relacionamento, o réu ficava parado dentro do carro na frente dos locais que a mulher frequentava: trabalho, academia e até a residência dela.

Ao analisar o recurso, o desembargador verificou que foi comprovada a prática do crime descrito no art. 147-A, do Código Penal, e no art.65, da Lei de Contravenções Penais, c/c art. 61, II, do Código Penal, todos c/c art. 69, do Código Penal.

“Na hipótese dos autos resta evidente o aperfeiçoamento da condutado acusado ao tipo penal em questão, na medida em que o apelante ou a perseguir, constranger e perturbar psicologicamente a vítima, violando a sua privacidade e a sua liberdade, de forma constante e reiterada, sendo suficiente para enquadrar o caso ao delito previsto no Art. 147-A, do Código Penal, não havendo dúvidas de se tratar de perseguição ou stalking”, escreveu Djalma.

 

[Assessoria TJ/AC]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Nota Pública sobre o Concurso da Educação 4l496m

Raimundo Souza

Escola técnica em saúde da Rede Ieptec é referência nacional em ensino técnico e profissional 3v1a35

Marcio Nunes

PF realiza operação contra o tráfico de drogas no Acre 4g4628

Jamile Romano

“Estado não pode agir como milícia armada”, dispara Roberto Duarte sobre abusos ambientais no Acre. 5s6w6t

Marcio Nunes

Atuação do poder público para reduzir casos de violência contra mulheres no Acre inclui ônibus lilás, rede de apoio às vítimas e ações coordenadas nos municípios 511f1g

Raimundo Souza

Segurança Pública realiza curso de investigação de homicídios em Rio Branco 5g6l4n

Jamile Romano