Atualizada em 05/05/2025 09:37 1n5t23
A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, liderou mais uma edição do programa Juntos pelo Acre, pelos municípios de difícil o na região do Juruá, beneficiando mais de três mil famílias em Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
A caravana da SEASDH também alcançou comunidades ribeirinhas do Rio Tejo, em direção à Vila Restauração, em Marechal Thaumaturgo, que recebeu a edição especial do programa no domingo, 4. A localidade é uma das mais isoladas do estado e, por isso, recebeu atenção especial em ações de inclusão social, cidadania e esporte.
“Reunimos uma série de investimentos em nossa visita à Vila Restauração, desde recursos voltados ao esporte até serviços essenciais de cidadania. Somente por meio do programa Guarda-Roupa Social, doamos 1,5 mil kits de roupas, levando dignidade e acolhimento às famílias”, disse a vice-governadora Mailza.

Outro destaque da ação foi o serviço de registro civil, um dos pilares do programa, com mais de 65 atendimentos realizados, incluindo pedidos de registro de nascimento, casamento e segunda via de documentos. Para Mailza Assis, garantir o o a esses direitos básicos é essencial para promover a inclusão de comunidades que vivem em áreas remotas.
“Trabalhamos para levar dignidade a quem mais precisa. Esse tipo de ação aproxima o Estado das pessoas”, completou.

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, agradeceu o olhar especial do governo à região. Para ele, ações como essas, marcam a presença do Estado, transmitindo esperança a quem mais precisa. “Foi um final de semana marcado por um sentimento de muita esperança. Ações simples, mas, de significado social profundo. Temos muito o que agradecer a vice-governadora Mailza e ao governo do Acre”, disse Furtado.
O deputado federal Zezinho Barbary falou da importância da união dos executivos federal, estadual e municipal para levar cidadania as pessoas. “O governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza sempre deram uma atenção especial a esses municípios, isso é um marca dessa gestão que cuida das pessoas”.

Cidadania pelas águas – outras duas frentes do programa Juntos pelo Acre, levaram ações pela bacia hidrográfica do Juruá. Após percorrer por oito horas as águas do Rio Môa e do Rio Azul, localizados em Mâncio Lima, a equipe técnica do governo do Acre, por meio da SEASDH, levou o projeto Guarda-Roupa Social, para a comunidade ribeirinha Bom Sossego.
Além desta, as comunidades Nova Aliança, Três Unidos, Queimada, Bom Viver e Bela Vista também foram beneficiadas com kits de roupas contendo seis peças, como camisas, blusas, vestidos, calças e outros itens.
[Agência de Notícias do Acre]