25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Instituto Socioeducativo inaugura salão de beleza e viveiro de mudas de hortaliças em unidades socioeducativas do Acre 2mdg

Atualizada em 14/04/2025 16:59 3c30a

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), por meio do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ministério Público do Acre (MPAC) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), inaugurou um Salão de Beleza e Viveiro de Mudas de Hortaliças da história da instituição.

O evento foi um marco importante para a unidade feminina do ISE, que agora oportuniza às adolescentes internas, em medidas socioeducativas, não só uma melhoria na autoestima e estética, mas também cursos profissionalizantes de Cabeleireiro e Manicure, um compromisso de incentivo ao trabalho e profissionalização.

Na mesma oportunidade também foi inaugurado o Viveiro de Mudas e Hortaliças em unidades socioeducativas e a finalização do Curso Profissionalizante de Viveirista.

O Salão de Beleza “Bela Moça” conta com toda a estrutura com espelhos, cadeiras, lavatórios e ar-condicionado. O “Viveiro das Moças” conta com mudas de hortaliças como: pimenta-de-cheiro, pepino, alface, entre outras.

O presidente do Instituto Socioeducativo, cel. Mário Cesar Souza de Freitas, explica o compromisso do ISE: “Nossas unidades não são de punição, são ambientes humanizados. Buscamos, a cada dia mais, dar oportunidades aos adolescentes internos. A socioeducação está baseada em 4 pilares: educação, profissionalização, cultura e esportes”, enfatizou.

A promotora de Justiça da Vara Especializada em Execução de Medidas Socioeducativas, Vanessa Muniz, exalta o projeto e esclarece: “Hoje nós temos uma ambiência de esperança. Quando vemos as adolescentes no convívio, enche nosso coração de esperança. Estar aqui hoje é um tempo, é só uma fase, é um aprendizado de uma vida diferente. Quando vocês forem lá para fora e voltarem ao convívio com a família, que trilhem um caminho diferente”, explica.

A engenheira agrônoma Camila Celuta Maia Pedroza, do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, fala da alegria de participar da entrega do  Viveiro de Mudas de Hortaliças nas unidades do ISE: “Eu agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui, com as meninas, contribuindo no curso de Viveiristas e no viveiro, para produção de mudas”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Operação Encomenda: PF cumpre mandados de busca e apreensão contra esquema de fraude em licitação no Acre 674f53

Jamile Romano

Inscrições para Sarau do Servidor em Rio Branco e Cruzeiro do Sul continuam abertas 524q64

Marcio Nunes

Em Cruzeiro do Sul, vice-governadora Mailza reforça compromisso da gestão com a Segurança Pública no Juruá 236c2l

Raimundo Souza

Censipam prevê tempo instável e chance de temporais nesta segunda-feira (16) no Acre 43153s

Jamile Romano

Obras da rodovia AC-445 que liga o município de Bujari a Porto Acre avançam 3m1r1x

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli empossa primeira mulher no Comando-Geral da PM e coronel promete fortalecer policiamento comunitário e humanizado 26r17

Jamile Romano