17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá 5o2v4u

Atualizada em 02/08/2024 09:02 354b57

Durante as quatro noites de Expoacre Juruá, o Instituto de istração Penitenciária (Iapen) está expondo em seu estande instrumentos musicais fabricados por detentos. A iniciativa combina reintegração social e valorização da cultura. Os detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, fabricam instrumentos musicais como parte de um projeto de ressocialização. O projeto, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, visa oferecer capacitação profissional e uma nova perspectiva de vida aos internos.

O projeto, intitulado “Sons da Liberdade”, começou há três meses e já produziu alguns violões, com o trabalho de 15 apenados. Os detentos recebem treinamento especializado de luthiers experientes, aprendendo desde a seleção e tratamento da madeira até a montagem e afinação dos instrumentos.

“Além de fornecer uma habilidade profissional, a fabricação de instrumentos musicais tem um impacto terapêutico significativo.” Explicou o coordenador do projeto, Jardel Costa.

A atividade manual e a criação de algo belo e útil ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade entre os detentos. A escolha dos 15 apenados é feita pelo setor de execução penal, ando pelo serviço de inteligência, como também a verificação do comportamento dos detentos.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

MPAC sedia evento da Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre 3m3e31

Jamile Romano

Polícia Civil prende pai e tio suspeitos de abuso sexual em Senador Guiomard 1j504k

Jamile Romano

Acre emite mais de 182 mil novas Carteiras de Identidade Nacional 265b5w

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco visita obras de creche que atenderá mais de 300 crianças na capital 2n104c

Raimundo Souza

Roberto Duarte diz que Acre não pode mais ficar isolado e à margem do desenvolvimento 2i1s6c

Marcio Nunes

Bocalom visita Assis Brasil em seu aniversário de 49 anos e reforça compromisso com solução para resíduos sólidos 102i3u

Marcio Nunes