29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Há 5,9 vezes mais pretendentes do que crianças aptas à adoção no Acre 521wd

Atualizada em 24/05/2024 10:07 5q468

A adoção é uma forma de garantir o direito à convivência familiar quando a criança ou adolescente não pode ser cuidada pela família biológica

Atualmente, há 12 crianças e adolescentes disponíveis para adoção no Acre. No entanto, há também 71 pretendentes habilitados. Mesmo sendo um 5,9 vezes mais pretendentes do que crianças aptas à adoção, essas famílias não são formadas devido aos critérios estabelecidos por essas pessoas quando vão fazer o cadastro.

Esse cenário também ocorre nos demais estados brasileiros, há um total 4.794 crianças e adolescentes esperando por um lar e mais de 30 mil pretendentes habilitados. Isto é, há 6,98 vezes mais pretendentes.

Quando é realizado o cadastro, a escolha não se restringe ao limite territorial, ou seja, não é obrigatório adotar alguém da mesma cidade, estado ou região. Mas ainda assim, a conta não fecha.

Todos merecem ser amados, porém há um pequeno número de pessoas interessadas em adotar um grupo de irmãos. Das 12 crianças disponíveis, 7 não possuem irmãos, 2 tem um irmão, 1 tem dois irmãos e 2 tem mais de 3 irmãos.

Pela faixa etária, apenas um tem até dois anos de idade e dois estão na faixa etária de 2 a 4 anos, ou seja, é uma parcela muito pequena de bebês. Deste modo, quem considera também a adoção tardia tem mais chances. Há 4 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos e 1 de 8 a 10 anos. Um adolescente na faixa etária de 14 a 16 e três maiores de 16 anos.

Acolhimento

Por diversas razões, crianças e adolescentes ficam sob medida de proteção e vão para acolhimento institucional. No Acre, há 15 serviços de acolhimento, como o Educandário Santa Margarida e outras unidades que funcionam nos municípios. Nesses locais, há um total de 114 acolhidos.

Assim, durante o trâmite do processo a prioridade é que sejam reintegrados em suas famílias originais. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, as Varas da Infância e Juventude acreanas reintegraram 481 crianças e adolescentes desde 2020.

#AdotaréAmor

Em 2023, foram realizadas 62 adoções de crianças e adolescentes no Acre. Desse montante, 38 adoções são de Rio Branco, 9 de Cruzeiro do Sul, 4 de Sena Madureira, 3 de Tarauacá, 3 de Mâncio Lima, 2 de Epitaciolândia, 1 de Senador Guiomard, 1 de Xapuri e 1 de Plácido de Castro, de acordo com os dados estatísticos entabulados pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC.

 

[TJ/AC]

Artigos Relacionados 6m5c2b

OAB Acre realiza primeira sessão com Conselho Pleno com ato em defesa das sustentações orais 6c684

Marcio Nunes

Escola de Música do Acre apresenta Cantata de Natal neste domingo em frente ao Palácio Rio Branco 383l4m

Marcio Nunes

14ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC acontece nesta sexta-feira 212n6i

Jamile Romano

Senador Sérgio Petecão solicita liberação de R$ 64,8 milhões para municípios do Acre 1424h

Marcio Nunes

Semulher realiza ação de panfletagem em frente ao Palácio Rio Branco 5e4j73

Marcio Nunes

Sem acordo na CCJ, Lira vai pautar PEC do corte de gastos no plenário da68

Marcio Nunes