26.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo investe na construção de 22 abrigos ao longo da BR-364 476636

Atualizada em 25/04/2024 14:48 3q5a6c

Com o objetivo de garantir financiamento para projetos de infraestrutura viária no Acre, o governo do Estado irá receber o valor de R$ 2,2 milhões para viabilizar a construção de 22 abrigos ao longo da BR-364. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal coronel Ulysses (União), que serão utilizadas para dar início à implementação do projeto. O presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), Luís Almir Brandão, esteve em Brasília na última quarta-feira, 24, para uma agenda com o deputado.

Além das emendas direcionadas à BR-364, no início deste ano, o deputado federal também destinou recursos para a construção de novos abrigos ao longo das rodovias AC-30, AC-40, AC-90 e BR-317. “O nosso compromisso na Agência Reguladora é priorizar sempre o bem da população e o desenvolvimento do nosso estado. Seguimos fielmente as diretrizes do governador do Estado, Gladson Cameli, buscando ativamente recursos para impulsionar esse progresso”, afirmou Brandão.

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) será responsável pela execução das obras, e os processos licitatórios para a construção dos abrigos já foram iniciados.

Os abrigos ao longo da BR-364 têm o propósito de oferecer segurança e conforto aos ageiros que utilizam o transporte intermunicipal, conectando importantes municípios do estado à capital, além de desempenharem um papel crucial na promoção da dignidade e qualidade de vida dos viajantes e residentes locais.

Ao proporcionar abrigos ao longo da rodovia, os usuários terão um local seguro para esperar pelos transportes, especialmente em condições climáticas adversas. Isso não apenas aumenta a comodidade dos ageiros, mas também contribui para a redução de riscos e acidentes relacionados ao transporte intermunicipal.

“Estamos buscando também recursos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a construção de portos para os municípios que necessitam, trazendo para o estado as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4)”, prometeu o deputado federal.

A IP4 tem como objetivo fornecer segurança nas operações de embarque e desembarque de ageiros e insumos como medicamentos, gêneros alimentícios, vestuários, entre outros aos municípios localizados às margens dos rios, que dependem exclusivamente do transporte hidroviário. Criado pela Lei n° 12.815/2013, as IP4 devem satisfazer requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, generalidade, conforto, cortesia na prestação dos serviços, e preservação do meio ambiente. Além disso, precisam constar no Sistema Nacional de Viação (SNV) e operar exclusivamente com embarcações de navegação interior.

Esses abrigos beneficiarão diretamente localidades como Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e outros ao longo do percurso.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Justiça condena professora por maus-tratos a aluno ­com autismo no interior do Acre 6e6t3u

Jamile Romano

Compra de gado: sobrinho que aplicou golpe em tio e em outro homem é condenado a devolver dinheiro 2u2c2s

Jamile Romano

Petecão anuncia liberação de R$ 5,7 milhões para municípios atingidos pelas enchentes no Acre 6x12g

Marcio Nunes

Ambulatório da Fundhacre realiza mais de 130 mil consultas 2q6x2b

Marcio Nunes

Em Brasília, Acre participa do Encontro com Gestoras Estaduais de Políticas para as Mulheres 1z2wi

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli vistoria arela Joaquim Macedo e garante ações emergenciais 682934

Marcio Nunes