17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre institui comitê que promove equidade de gênero, raça e valorização a trabalhadores do SUS 612m5o

Atualizada em 29/04/2025 17:34 384e2j

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, na manhã desta terça-feira, 29, a solenidade de lançamento do Comitê Estadual da Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos Trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorreu no Palácio da Justiça, no centro de Rio Branco, e estende-se até quarta-feira, 30.

A cerimônia, organizada em alusão ao Dia do Trabalhador, contou com a presença de diversas autoridades, como o titular da Sesacre, Pedro Pascoal, e do deputado estadual Adailton Cruz, além de representantes do Ministério da Saúde, de entidades profissionais, gestores e membros da sociedade civil.

Fruto da parceria entre o governo do Estado, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, intermediado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o comitê surge como um marco histórico na política de valorização dos profissionais da saúde no Acre. Seu principal objetivo é promover, fomentar, compartilhar e acompanhar ações voltadas à implementação do Programa Nacional de Equidade em nível regional.

A iniciativa contempla profissionais das três regionais de saúde do estado, sendo essas: Alto Acre, Baixo Acre e Juruá, que envolve o Purus, Tarauacá/Envira, além de servidores municipais, estaduais e federais.

O gestor da Sesacre reforçou: “O governador Gladson Camelí vem nos dando todos os mecanismos para cuidar das pessoas, e a criação do comitê é mais um instrumento que fortalece a nossa assistência. O foco aqui é dar garantia para que as nossas trabalhadoras e nossos trabalhadores tenham as mesmas condições para ofertar uma saúde de qualidade, independente das diferenças que são enfrentadas no dia a dia. Equidade é entender que cada um tem a sua particularidade, e para que esse objetivo seja alcançado, a igualdade, nós utilizamos a equidade para que consigamos proporcionar a todos a mesma condição”.

A instalação do comitê, formalizada pela Portaria nº 24, de 7 de novembro de 2024, representa um o decisivo na consolidação de um SUS mais justo, inclusivo e atento à diversidade.

“É necessário ressaltar que é um marco importantíssimo na história do SUS do Acre, porque pela primeira vez existe uma política voltada para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde no estado”, destacou Irlene Bandeira, chefe do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis (NUPV) da Sesacre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Parceria entre prefeitura e LBV garante 300 cestas básicas para famílias assistidas pelos CRAS 17j4a

Marcio Nunes

A grande quantidade de carros movimenta policiais para disciplinar o trânsito no Morada da Paz 5v6f10

Raimundo Souza

Duarte destina R$ 6 milhões para construção de novo hospital em Xapuri 4e45t

Jamile Romano

Marcus Alexandre reúne esportistas para discutir o futuro do esporte em Rio Branco 5i2h21

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 21 de outubro 5e521

Jamile Romano

Senac Acre promove ações gratuitas durante a Semana S 1f1ib

Jamile Romano