23.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo destinou R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024 3r5l34

Atualizada em 27/12/2024 16:53 6w175

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), além de promover os tradicionais Carnaval da Família e Arraial Cultural, na Gameleira, em Rio Branco, conseguiu viabilizar, em 2024, o fomento de diversos setores da cultura em todo o Acre, por meio das leis de incentivo Aldir Blanc (LAB) e Paulo Gustavo (LPG), além do Fundo Estadual de Cultura, que somaram R$ 41 milhões, impulsionando atividades culturais em todos os municípios.

Cumprindo com a determinação do governador Gladson Cameli, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, tem conseguido revitalizar espaços culturais da capital e interior, proporcionando entretenimento e aquecimento da economia em torno das agendas que envolvem vários fazedores de cultura.

A revitalização da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no antigo Seringal Quixadá, em Rio Branco; da Sala Memória, em Porto Acre; do Salão Cultural Professora Cordélia Lima, em Cruzeiro do Sul; e da Biblioteca Estadual Ancelmo Marinho Lessa, em Tarauacá; demonstram que há uma prioridade do governo do Estado na preservação dos espaços de memória.

Para 2025 outras ações de revitalização estão bem adiantadas e seguem o cronograma de obras, como o Teatro Plácido de Castro e a Biblioteca da Floresta, na capital acreana.

Para o presidente da FEM, 2024 foi um ano de grandes realizações e investimentos no setor cultural. “As leis de incentivo foram fundamentais para movimentar nossa cultura, mas com a recuperação dos espaços demonstramos respeito com o nosso patrimônio, com a nossa história, com a nossa identidade; afinal, os nossos fazedores de cultura precisam desses espaços. Além disso, iniciamos o projeto Cinema nos Bairros, que leva arte e entretenimento aos bairros mais distantes e nossa meta é fazer 60 apresentações em todo estado”, enfatiza.

Uma novidade para 2025 é o Festival da Canção, que já está sendo elaborado, e vai envolver artistas de todos os municípios.

Dando continuidade aos editais de Arte e Patrimônio e do Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, a FEM publicou, em 29 de janeiro, o resultado preliminar da análise técnica das propostas.

O Carnaval da Família celebrou a diversidade cultural do Acre. O evento, promovido pelo governo do Acre, encantou moradores e visitantes com sua rica variedade de manifestações artísticas e culturais. Este ano, uma das atrações mais marcantes foi o baile infantil, em que crianças e seus familiares se divertiram em um ambiente seguro e animado. O baile foi marcado por expressões culturais regionais, mostrando toda a diversidade e tradições acreanas. Jabuti-Bumbá, Marujada Brig Esperança e o maracatu Nação Pé Rachado fizeram os olhos de crianças e responsáveis brilharem e reviverem a extensa cultura local.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Vendas no varejo acreano crescem em março, mas ainda abaixo da média nacional 601r1x

Marcio Nunes

Provas classificatórias do Rodeio são destaque durante a Expoacre Juruá 2024 55u2q

Raimundo Souza

Idaf inicia implantação de plano de vigilância de influenza aviária preconizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária 5z4367

Marcio Nunes

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5 5z3u4c

Jamile Romano

Bocalom nomeia esposa como chefe de gabinete da Prefeitura de Rio Branco 4y6nr

Jamile Romano

Educação promove oficina de redação para estudantes do ensino médio 705a65

Marcio Nunes