24.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governador Gladson Cameli dispensa servidores com mais de 60 anos e cancela desfile de 7 de setembro 514z67

Atualizada em 04/09/2024 09:30 37x5o

Em resposta à seca extrema, o governador Gladson Cameli (PP) anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 3, no Parque de Exposições Wildy Viana, uma série de medidas emergenciais que o estado tomou.

O governo afirma que para combater os ilícitos ambientais, especialmente queimadas e desmatamento ilegal, o estado irá intensificar a fiscalização, policiamento, monitoramento e aplicação de medidas istrativas. As medidas incluem a integração dos sistemas de segurança e ambiental para combater o desmatamento e as queimadas ilegais; aumentar as campanhas educativas sobre queimadas, período de seca e seus riscos para o meio ambiente e a saúde; solicitar apoio dos entes federais, poderes e municípios para orientação sobre os efeitos ambientais e de saúde causados pela seca; e coordenar ações com vários setores do Estado Além disso, de acordo com a Portaria no 123/2024 do IMAC

Para reduzir a exposição à poluição do ar, o governo recomenda que a população evite atividades físicas ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas. As equipes de saúde nas UPAs e postos de saúde terão mais trabalho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão até as 22h, e o Hospital da Criança terá 10 leitos. A campanha de prevenção será intensificada e as pessoas serão instruídas a usar máscaras. Além disso, haverá reforço na hidratação, incluindo o uso de umidificadores, toalhas molhadas e bacias de água. Os planos de contingência estaduais e municipais também serão aplicados. Os idosos, as crianças menores de cinco anos e as pessoas com doenças crônicas devem receber maior atenção às medidas preventivas e, ao apresentarem sinais e sintomas relacionados à exposição à fumaça devem buscar atendimento médico o mais rápido possível”, orientou o governo.

As escolas estaduais não permitem atividades físicas. Além disso, haverá reposição de conteúdo após a liberação dos alunos com comorbidades e melhorias nas medidas de hidratação no ambiente escolar. As aulas podem ser suspensas se a situação piorar.

Além disso, o governo anunciou a criação de um Gabinete de Crise por meio de um decreto, o cancelamento do desfile de 7 de setembro e a distribuição diária de um boletim de monitoramento da qualidade do ar. A gestão deverá emitir um decreto autorizando os servidores acima dos 60 anos a trabalhar remotamente (HOME OFICE).

Artigos Relacionados 6m5c2b

Corregedoria-Geral do MPAC realiza audiências públicas em nove municípios para ouvir demandas da população 6b4t43

Jamile Romano

Acre registra aumento de 67,1% de pessoas que se declaram pretas 5r2w3u

Jamile Romano

Prefeito reeleito, Tião Bocalom (PL) promete investimentos na zona rural e diz que não vai mudar equipe 1s1y5y

Jamile Romano

Ônibus Lilás da Secretaria da Mulher leva atendimento psicológico, jurídico e social durante evento ‘Me Inspira’, em Xapuri 3496i

Raimundo Souza

Petecão apresenta balanço de dois anos à frente da Comissão de Segurança Pública e53d

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza mutirão de cirurgias de cistoscopia para diagnóstico e controle de câncer urológico 162238

Raimundo Souza