20.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Gabinete de Crise planeja ações para garantir a segurança alimentar de Jordão durante crise hídrica 1o532w

Atualizada em 30/08/2024 16:05 1vz1l

O governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise, enviou nesta semana uma equipe técnica ao município isolado de Jordão para avaliar como está a situação da população nesse período de seca extrema prolongada.

A cidade de Jordão possui uma população de 9.222 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que 44,62% da população é composta por indígenas do povo Huni Kuin, também conhecido como Kaxinawá.

Baixo nível do rio Tarauacá, que corta Jordão, não permite a navegação. Foto: Pedro Devani/Secom

Atualmente, a cidade sofre com as consequências da seca severa e crise hídrica, o baixo nível das águas do rio Tarauacá, manancial que banha a cidade, não tem permitido a navegação e o envio de insumos para abastecer a população.

As aldeias indígenas sãs as mais afetadas pela crise hídrica, tendo em vista que são distantes da cidade, e o rio não permite a navegação, deixando-as isoladas. Além disso, as plantações morreram devido à cheia dos rios em março deste ano e, em menos de seis meses, a seca.

Temendo a falta de alimentos para abastecer a cidade, o Gabinete de Crise reuniu-se com as autoridades locais em busca de soluções para garantir a segurança alimentar da população da cidade.

De acordo com o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, o Estado vai enviar cestas básicas e água potável para abastecer a cidade. “Vamos fazer um levantamento juntamente com a prefeitura da cidade para o envio de alimentos para atender Jordão e garantir a segurança alimentar dos moradores”, declarou.

O diretor operacional do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Alan Ferraz, constatou que a cidade não corre o perigo de ficar sem o abastecimento de água tratada. “Verificamos que a captação ainda tem um volume de água razoável e temos a estocagem de produtos químicos para tratar água até dezembro”, declarou.

Para  a secretária de Planejamento do município, Reviane Farias, a parceria entre o  governo e a  prefeitura fortalece as ações para ajudar a população durante a crise hídrica.

“O governo sempre esteve presente em nosso município, e essa parceria é muito boa e muito importante para a população”, declarou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Com mais de R$ 1,4 milhão em negócios Estado e moveleiros comemoram resultados da Feira Arte da Floresta 6r5338

Raimundo Souza

Senac Acre promove Mês da Conciliação 6k3m1l

Jamile Romano

Boletim enchentes – 23 de março 6q6j71

Raimundo Souza

Confiança do Comércio cai para menor nível em um ano, diz CNC 5q2g4v

Marcio Nunes

Programa Asfalta Rio Branco avança na revitalização das ruas da cidade 2021f

Marcio Nunes

MPAC participa de reunião sobre segurança nas Eleições 2024 633y2h

Jamile Romano