27.3 C
Rio Branco
terça-feira, 27 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Em depoimento, Anielle diz que assédio de Almeida durou meses 3z6s6p

Atualizada em 14/09/2024 05:51 1d1z6x

A ministra evitou divulgar o caso para evitar escândalo no governo

Anielle Franco e Silvio Almeida Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Na sexta-feira (13), a revista Veja divulgou alguns detalhes do depoimento de Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, sobre as investidas do ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. O relato descreve meses de assédio e comportamentos inadequados por parte de Almeida.

Anielle relatou que os dois se conheceram durante a transição de governo e, com o tempo, a relação evoluiu para investidas de conotação sexual. A vítima relatou que entre as ações de assédio, Almeida fez comentários impróprios, sussurrou fantasias eróticas em seu ouvido e, em uma ocasião, tocou suas partes íntimas durante uma reunião.

A ministra hesitou em formalizar a denúncia por medo de não ter provas suficientes e de ser desacreditada e chegou a se encontrar com Almeida para encerrar a situação de forma discreta. Segundo a irmã de Marielle Franco, ela buscava evitar um escândalo que pudesse comprometer ambos. Durante o jantar, Almeida reconheceu ter ado do limite e pediu desculpas, mas, ao final do encontro, fez um comentário inadequado.

Os rumores sobre o assédio circulavam por Brasília, e alguns ministros, inclusive o presidente, estavam cientes. A primeira-dama, Janja da Silva, também teve o aos detalhes. No entanto, Anielle não estava disposta a levar o caso adiante para não gerar escândalo ao governo Lula.

No dia 6 de setembro, Silvio Almeida foi demitido e, negando as acusações e tentando mostrar o seu lado, ele divulgou trechos de mensagens que teria trocado com Anielle. A revelação das conversas foi divulgada sem que o ex-ministro soubesse que a vítima já tinha prestado depoimento.

Pleno News

Artigos Relacionados 6m5c2b

Lula sanciona no dia 13 a lei que proíbe celular na escola 545130

Jamile Romano

Maduro vota em Caracas e diz que vai reconhecer “árbitro eleitoral” g71

Raimundo Souza

Quem votou no Lula só pode ser idiota, diz Pablo Marçal 6874f

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco recebe deputado federal para avançarem em regularização fundiária na capital 6p5dc

Raimundo Souza

Com a presença da governadora em exercício Mailza, Polícia Militar realiza blitz educativa pelo Dia Internacional da Mulher 1j673m

Raimundo Souza

Fux é sorteado relator de recurso de Bolsonaro sobre inelegibilidade 2x1ro

Jamile Romano