22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Em audiência com o ministro da Justiça, Petecão pede reforço na estrutura e mais recursos para a segurança do Acre a2m3n

Atualizada em 03/12/2024 17:01 3t5v

A Comissão de Segurança Pública (CSP), presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), realizou, nesta terça-feira (3), uma audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Durante o encontro, o ministro apresentou os planos e metas de sua gestão e respondeu a perguntas sobre as ações da pasta e da Polícia Federal no combate ao crime organizado. A oitiva reforçou o papel do Legislativo como espaço de articulação entre diferentes poderes e instituições para enfrentar os desafios da segurança pública no Brasil.

Petecão destacou a importância de o ministro compartilhar essas informações com os parlamentares. Segundo ele, o debate sobre políticas de segurança pública é essencial, não apenas para garantir a proteção dos cidadãos, mas também para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, que atrai investimentos e gera empregos.

Durante sua fala, o senador enfatizou os desafios enfrentados pelo estado do Acre, que possui extensas áreas de fronteira com o Peru e a Bolívia. O senador fez um apelo ao governo federal para que trate a região de forma diferenciada, reforçando a estrutura e os recursos destinados às forças de segurança locais.

“Não se trata de privilégio, mas de reconhecimento das especificidades de uma área que é uma das principais rotas de entrada de drogas no País. Precisamos de um reforço na Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Polícia Federal (PF) e no policiamento integrado, como o Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), que tem feito um trabalho fantástico. A região é de difícil fiscalização, com rios, florestas e igarapés. Isso demanda atenção especial”, afirmou Petecão.

Ele também elogiou a disposição do ministro Lewandowski em comparecer ao Senado, reconhecendo o gesto como um sinal de respeito à comissão e ao debate sobre segurança pública.

“O ministro veio aqui [Senado] e trouxe toda a sua equipe para prestar esclarecimentos. Isso é um gesto que muito valorizamos. Aqui, no Senado, buscamos diálogo e soluções para fortalecer a segurança no País. Não acredito que haja parlamentares interessados em piorar a situação; todos estamos unidos para melhorar”, completou.

Em sua participação, Ricardo Lewandowski reafirmou o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o fortalecimento das políticas de segurança em todo o território nacional. Também destacou a necessidade de ações integradas entre os estados e o governo federal para enfrentar desafios como o narcotráfico e o crime organizado. O ministro agradeceu o convite e se colocou à disposição para futuras discussões no Senado, ressaltando a importância do diálogo institucional para avançar em soluções concretas.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Gestores e técnicos do Acre participam de debate sobre integração do sistema de cadastro ambiental brasileiro em Brasília 4i4f1i

Jamile Romano

Pedro Longo quer garantir validade permanente de laudos médicos de deficiências irreversíveis 6l6ic

Marcio Nunes

Mercado Elias Mansour será novo cartão-postal da capital acreana 4m3561

Marcio Nunes

Nacional : Greve dos professores de universidades federais termina após 69 dias 6d295j

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco Anuncia Construção de 96 Novos Apartamentos do Programa Minha Dignidade 43u4l

Marcio Nunes

Fase municipal dos Jogos Estudantis inicia neste sábado, em Rio Branco 2b464

Marcio Nunes