25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Eleitor ainda sem biometria cadastrada poderá votar neste ano; entenda 5r5p3s

Atualizada em 13/05/2024 10:17 1i316t

O eleitor que possui título eleitoral e está com sua situação regular, mas não cadastrou a biometria, poderá votar normalmente nas eleições de outubro.

Esse tipo de identificação foi registrado para todos que tiraram o primeiro título de eleitor e aqueles que estavam irregulares (com o título cancelado, por exemplo) e ainda não tinham os dados cadastrados. A medida, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deve dar mais precisão ao reconhecimento do votante e evitar filas.

Só fica impedido de votar o eleitor que não tiver comparecido ao cartório eleitoral após convocação, pela Justiça Eleitoral, para revisão biométrica.

Segundo a corte, títulos emitidos em momento de suspensão da coleta biométrica, como na pandemia de Covid-19, precisavam ter realizado o cadastramento dos dados, podendo estar em situação de irregularidade.

Para saber se seu documento está cancelado ou se sua biometria já foi cadastrada, e a página do TSE ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado, clique na aba “Serviços” e faça a consulta em “Situação eleitoral”.

Também é possível verificar o dado a partir do aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas iOS e Android.

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor terminou na quarta-feira (8). Quem não realizou os procedimentos para votar nas eleições 2024 não poderá ir às urnas e só poderá normalizar sua situação após o pleito, ou seja, a partir de novembro.

Para evitar a perda de direitos como a emissão de aporte, o ingresso em vagas de universidades ou em cargos públicos, ou até mesmo pedir empréstimo em bancos públicos, o eleitor deve pedir à Justiça Eleitoral uma certidão circunstanciada.

Quem não votou e não justificou apenas em 2022 pode votar em 2024 mesmo sem ter regularizado sua situação.

 

[Folha Uol]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Supremo condena mais 10 pessoas pelos atos do dia 8 de janeiro 76z5c

Jamile Romano

Acreano Edson Cavalcante vence classificatória e avança à final dos 100m nas Paralimpíadas de Paris 49644h

Jamile Romano

Dengue: apenas14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas 1p3m5c

Marcio Nunes

Nova lei muda feriados e domingos a partir de 1º de julho 2025, veja detalhes 5j1863

Raimundo Souza

Vacina da dengue é coberta pelo plano de saúde? Entenda 3nm26

Jamile Romano

Ao tomar posse, Gonet diz que MP é técnico e não busca holofotes 3j666f

Marcio Nunes