30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação do Acre realiza seminário para debater a implementação do ensino sobre os povos originários nas escolas 3u4vi

Atualizada em 15/04/2025 17:55 576lf

Em alusão ao Abril Indígena, mês dedicado à valorização da cultura e identidade dos povos originários, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) realizou, nesta terça-feira, 15, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, um seminário voltado à discussão sobre a implementação da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.

O evento reuniu educadores, gestores escolares, assessores pedagógicos, coordenadores e representantes do movimento indígena, promovendo um espaço de escuta, aprendizado e ressignificação.

O seminário teve como foco central a inclusão real e cotidiana da história e cultura indígena nos currículos escolares, superando abordagens pontuais ou meramente comemorativas. A atividade também dialogou com a mudança de nomenclatura do tradicional “Dia do Índio”, celebrado em 19 de abril, que ou oficialmente a ser denominado “Dia dos Povos Indígenas” com a promulgação da Lei nº 14.402/2022.

Durante o evento, Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae), destacou a importância da formação contínua dos profissionais da educação para a efetiva implementação da lei.

“Afinal de contas, os povos indígenas não estão só nas aldeias, eles estão nas escolas da zona urbana. Precisamos saber como acolher, como trabalhar pedagogicamente com esses alunos e também garantir que todos sejam informados de forma científica. A cultura indígena foi, por muito tempo, trabalhada de forma fantasiosa ou até preconceituosa nas escolas. Hoje, buscamos resgatar e apresentar sua verdadeira história”, declarou.

O Acre abriga 18 povos indígenas, espalhados em 36 terras indígenas localizadas em 12 dos seus municípios. No entanto, há presença indígena nos 22 municípios do estado, o que reforça a importância de uma educação que contemple e valorize a cultura e identidade desses povos em todo o território.

Nedina Yawanawá, diretora da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Acre (Sepi), ressaltou a relevância do seminário como espaço de troca de saberes e fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Câmara Municipal presta homenagens por ações de apoio às vítimas da enchente 6fh3a

Marcio Nunes

Servidores do Iapen participam de roda de conversa sobre violência doméstica com a Semulher 2v4h29

Raimundo Souza

Saúde promove encontro para melhorar gerenciamento de leitos na Fundhacre 2t483o

Marcio Nunes

Instituto de istração Penitenciária do Acre promove ações permanentes de saúde mental para detentos 4k3x1q

Jamile Romano

A Economia Verde e a Valorização dos Ativos Florestais em Diálogo com Ailton Krenak 5p1x55

Raimundo Souza

MPAC propõe parceria com universidades para avaliação nutricional de alunos com TEA 6r31i

Jamile Romano