22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

É tri! Botafogo vence o São Paulo e conquista o Brasileirão após 29 anos 263rg

Atualizada em 08/12/2024 18:05 4u6rx

O Botafogo é campeão brasileiro. Há 29 anos, essa frase não era escrita no presente. E o presente alvinegro é espetacular. Agora, não tem mais contas para se fazer. Só comemorar.

O título foi confirmado com a vitória deste domingo (8) diante do São Paulo, por 2 a 1, no Nilton Santos. Os gols foram de Savarino e Gregore. William Gomes fez para o tricolor.

Esta é a terceira vez que o Botafogo conquista o principal título nacional. Além do Brasileiro 1995, também faturou a Taça Brasil 1968, um dos torneios que foram unificados à Série A pela CBF.

O Botafogo terminou o campeonato com 79 pontos, seis a mais que o Palmeiras, que perdeu para o Fluminense. O alvinegro foi o dono da melhor defesa (29 gols sofridos) e teve só cinco derrotas ao longo das 38 rodadas.

A torcida do Botafogo até usou um verso da música de Belchior e transformou em faixa: “Ano ado eu morri. Mas esse ano eu não morro”.

Poucas vezes fez tanto sentido diante do que aconteceu no Brasileirão 2023. Mas os traumas foram resolvidos. Os medos, afastados. E as conquistas, muito bem confirmadas. Primeiro, a Libertadores. Agora, o Brasileirão.

O técnico Artur Jorge se torna o terceiro português a conquistar o Brasileirão desde 2019 — antes, foram Jorge Jesus (2019) e Abel Ferreira (2022 e 2023).

É a primeira vez que o alvinegro confirma um título jogando no Nilton Santos.

O que a última rodada reservou 2k4m3d

Apesar de a definição ter se arrastado até a última rodada, a marca do título do Botafogo não foi esse confronto com o São Paulo, com time misto.

O símbolo foi ganhar o Palmeiras por 3 a 1, no Allianz Parque, no jogo anterior à conquista da Libertadores. Lá no Allianz hoje, os palmeirenses já não dependiam de si para ultraar o alvinegro.

As circunstâncias do campeonato colocaram o Botafogo podendo empatar e diante de um adversário supostamente desinteressado — até porque o beneficiado em vitória são-paulina seria o rival.

John Textor fotografa torcedores do Botafogo antes de jogo contra o São Paulo
Imagem: FILIPE REVELES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A primeira comemoração impulsiona a segunda 304h2r

O começo do jogo foi morno. Baixa intensidade, e um clima de festa misturado com ressaca pela Libertadores. Era como se o Botafogo e a torcida soubessem que o título era questão de tempo.

O que “impulsionou” a arquibancada? A primeira comemoração foi quando saiu o gol do Fluminense diante do Palmeiras, aos 36 minutos do primeiro tempo.

Quase de imediato, o Botafogo abriu o placar. O São Paulo errou na saída de bola, Igor Jesus roubou e deixou Savarino de cara com Jandrei. A conclusão do venezuelano foi de classe, encobrindo o goleiro.

Foi a primeira vez que a torcida gritou “é campeão” no Nilton Santos neste domingo. Ainda viriam outras.

Foi o segundo golaço de Savarino em dois jogos. Ele já tinha resolvido para o Botafogo diante do Internacional, em Porto Alegre, o que permitiu que a vantagem sobre o Palmeiras chegasse à rodada final em três pontos.

No primeiro tempo, o Botafogo teve outras duas chances perigosas, pelo menos. Uma delas numa cabeçada de Igor Jesus.

Susto? Só um detalhe do título 3h3i4p

O clima era muito tranquilo no Nilton Santos. Mas veio um pequeno susto. William Gomes roubou a bola de Marlon Freitas na entrada da área e empatou. Ainda eram 17 minutos do segundo tempo. O Palmeiras seguia perdendo — e já tinha rolado a anulação de gol por lá.

O Botafogo até reclamou de falta na jogada do gol são-paulino, alegando que o pisão de William foi falta. Mas a arbitragem capitaneada por Anderson Daronco mandou seguir. O VAR concordou.

Mas o empate ou longe de gerar qualquer tipo de temor nesse Botafogo versão 2024. Afinal, o que poderia ser pior da tensão da final da Libertadores, com jogador expulso desde o primeiro minuto?

A reta final do jogo serviu até como homenagem a Rafael. O lateral-direito estava há oito meses sem jogar, se aposenta neste domingo e teve minutos em campo.

A partir de então, foi só controlar o tempo. “Tá chegando a hora”, cantou o torcedor.

A hora chegou. Ih, gol de Gregore, já aos 47 minutos do segundo tempo! Vitória confirmada.

Podem comemorar! O Botafogo é campeão brasileiro.

Ficha técnica

Botafogo 2 x 1 São Paulo

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 8/12/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Cartões amarelos:
Gols: Savarino, 36’/1ºT (1-0); William Gomes, 17’/2ºT (1-1); Gregore, 47’/2ºT (2-1)

Botafogo: John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas (Allan); Luiz Henrique (Rafael), Savarino (Matheus Martins) e Almada (Tchê Tchê); Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge

São Paulo: Jandrei, Igor Vinicius (Michel Araújo), Ruan, Alan Franco, Sabino e Patryck; Marcos Antônio (Rodriguinho), Santi Longo e Rodrigo Nestor; André Silva (João Moreira) e William Gomes. Técnico: Luís Zubeldía.

UOL

Artigos Relacionados 6m5c2b

Estande do Iapen na Expoacre expõe trabalhos em marcenaria feitos por detentos 6t4e3q

Raimundo Souza

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário 5u7318

Jamile Romano

Estado inaugura serviço de quimioterapia no Juruá, promovendo um marco na humanização da Saúde no Acre 237147

Raimundo Souza

Para cumprir marco fiscal, governo suspende R$ 15 bilhões do orçamento 4a4b59

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli: “Parabéns, Rio Branco, por seus 142 anos de história e muitas conquistas” 6o5s17

Raimundo Souza

Jair Bolsonaro concede entrevista exclusiva ao Pleno.News; assista 396w4w

Raimundo Souza