26.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios 1i414

Atualizada em 14/09/2024 06:01 h2r1n

Investigação preliminar aponta para queimadas simultâneas 1h2u71

REUTERS/Bruno Kelly/Proibida reprodução

O delegado da Policia Federal Humberto Freire de Barros disse que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas.  A declaração do delegado foi dada em entrevista realizada na sexta-feira (13) pela Globo News.

Barros é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF. Segundo ele, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos.

“A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, afirmou na entrevista.

A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país neste mês também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Na terça-feira (10), durante audiência de conciliação realizada pela Corte, Dino defendeu a investigação e punição de quem provoca queimadas ilegais.

“Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana”, disse o ministro.

De acordo com levantamento mais recente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estão sendo usados para o combate às chamas no Pantanal 842 profissionais e 18 aviões. Há 116 incêndios registrados e 83 extintos.

Agência Brasil/ Carolina Pimentel

Artigos Relacionados 6m5c2b

Feira do empreendedorismo gera oportunidades na festa do Dia do Trabalhador, em Rio Branco 6y2cz

Raimundo Souza

Nota de pesar pelo falecimento de Joana Araújo 7s2l

Raimundo Souza

Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano 2w1130

Jamile Romano

Avaliação de Haddad é ruim ou péssima para 34% dos brasileiros; 27% aprovam, diz Datafolha c5w9

Marcio Nunes

Com alta do dólar, qual melhor momento para comprar moeda para viajar? 2a267

Raimundo Souza

Veja a lista de feriados nacionais e pontos facultativos em 2024 3e5856

Jamile Romano